Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo realça envolvimento da mulher na cadeia de produção nacional

     Sociedade              
  • Moxico • Sexta, 01 Março de 2024 | 20h08

Luena – A mulher ocupa uma posição de destaque na cadeia de produção alimentar e diversificação da economia nacional, considerou, esta sexta-feira, no Luena, o vice-governador do Moxico para a área Política, Económica e Social, Víctor da Silva.

O dirigente que falava durante o acto de abertura da jornada "Março-Mulher", reconheceu o contributo e empenho desta franja da sociedade, visando a transformação económica e social do país.

Neste sentido, enfatizou que o programa do governo para o período 2023/2024, coloca a mulher num lugar de destaque, não só no processo produtivo, como na gestão da coisa pública, no asseguramento da ordem e tranquilidade pública, na protecção dos direitos humanos, entre outros.

 A mulher, disse, é o símbolo da luta, da vitória e das conquistas alcançadas na sociedade, provando-se, definitivamente, que na busca do desenvolvimento humano não existem distinções de sexo.

“ Sabemos que muito ainda precisa de ser feito em prol da mulher, mas, passos importantes continuam a ser dados, com a sua crescente ascensão em cargos de responsabilidade de direcção e chefia”, acrescentou o dirigente.

Por sua vez, a directora local do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de género, Ester Vumbi, condenou actos de discriminação e violência doméstica contra mulheres, nas comunidades e em outros espaços, apelando ao envolvimento das famílias para o combate deste fenómeno.

Já o procurador da República-titular no Moxico, Adão do Nascimento, ao presidir uma palestra com o tema” Zero Discriminação”, disse que a luta pelo reconhecimento dos direitos da mulher já tem um longo trajecto, entretanto, "infelizmente ainda não se pode dizer que estamos satisfeitos", disse, apelando mais acções das escolas e outras instituições sociais para inversão deste quadro.

A jornada "Março-Mulher" foi antecedida por uma marcha, com a participação de vários organizações femininas, que apelaram ao fim da discriminação de género, numa iniciativa do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género.

Durante as jornadas, que decorrem sob lema "Investir nas mulheres, para acelerar o progresso socioeconómico do país”, prevê-se a realização de diversas actividades para saudar as efemérides. MT/TC/YD

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mulher suicida-se após matar dois enteados menores

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 19h17

Santa Rita sofre goleada caseira diante do Sagrada

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 19h13

Xadrez: Monitores no Bié terminam formação

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 18h55

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+