Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, assegurou esta quarta-feira, que o seu governo vai trabalhar para nos próximos orçamentos, construir um centro de acolhimento de menores sem abrigos, vulgo "meninos de rua", com vista a sua proteção e acesso a formação.
Respondendo as inquietações dos jovens no encontro de auscultação, a governante , sublinhando que a medida visa retirar o elevado número de crianças nas ruas e assegurar os seus direitos.
Reiterou que o seu governo vai continuar a priorizar os sector da Educação, expandindo a rede escolar, para assegurar que os cidadãos tenham acesso gratuito ao ensino.
Assegurou que vai intensificar os contactos com os empresários nacionais e estrangeiros , para atração de investimentos nos sectores do comércio , turismo e da agricultura, com vista o alargamento da base de arrecadação de receitas fiscais e a promoção de emprego.
Sobre a implementação dos cursos superior nas áreas das engenharias, a governante prometeu trabalhar com os órgãos afins para que nos próximos anos se concretize esse "sonho" dos jovens, tendo em conta a realidade do mercado de emprego.
Quanto ao loteamento de terrenos infraestruturados para a auto-construção dirigida, Filomena Miza assegurou que vai trabalhar com as administrações municipais para o efeito, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza.
Por outro lado, realçou que a reabilitação do troço Nzangi/Canzar até a fronteira do Tchicolondo, constitui prioridade do Governo, por ser fundamental no comércio transfronteiriço.
Durante o encontro com os jovens, a governadora abordou questões ligadas a educação, saúde, energia, água, saneamento básico, vias terciárias e secundárias, formação profissional e ensino superior.HD