Luanda – O Governo Provincial de Luanda (GPL) promoveu, hoje, quinta-feira, nesta cidade, um Natal Solidário para as crianças do Lar de Infância Kuzola, marcado com momentos de alegria, diversão, confraternização e oferta de presentes.
O evento foi animado pela apresentadora do programa Carrossel da TPA, Sónia António, e as figuras do Mickey Mouse e Minnie, contemplando cerca de trezentas crianças que participaram em brincadeiras de desafios de danças, cânticos e teatro.
Durante o Natal Solidário, os petizes foram brindadas com brinquedos, actividades recreativas e culturais e um almoço, em ambiente apadrinhado e prestigiado pelo vice-governador para o Sector Político e Social de Luanda, Manuel Gonçalves.
Ao intervir no acto, o responsável frisou que o Lar Kuzola está sob tutela do GPL e tem estado a fazer, nos últimos tempos, um trabalho de maior profundidade com parcerias de outras empresas e também da Fundação LWINI com o fim de garantir o bem-estar às crianças deste centro infantil.
"A intenção é que façamos de facto o Lar um lugar onde a criança se sinta acolhida e segura. Não obstante a isso, o lugar da criança é na sua Família, pelo que o Governo tem estado a trabalhar na reunificação familiar", referiu o vice-governador provincial de Luanda.
Explicou que ainda não se fez o balanço deste ano, mas que, por exemplo, no ano 2023, o número de pais, encarregados e familiares que reencontraram seus parentes foi satisfatório.
Manuel Gonçalves especificou que pelo menos 400 pessoas foram procurar os seus filhos ou os seus parentes, e que metade dessas famílias acabaram por se encontrar, o que significa que o lar fez a reunificação, no ano passado, em cerca de 50% desta percentagem.
Já a directora do Lar de Infância Kuzola, Engracia do Céu frisou que a incidência da vulnerabilidade nas famílias é maior, daí que a consequência é a entrada diária de crianças ao lar, que recebe, mensalmente, em média, 30 menores.
No decurso desse ano, foram assistidas 646 crianças perdidas e que acabaram voltando para as famílias, através do suporte, de órgãos de comunicação social, concretamente, o programa Fala Angola, da TV Zimbo, e do Jornal de Angola
O Lar de Infância Kuzola até ao momento controla 386 crianças, desde bebês até adolescentes.
SL/MDS