Menongue – O governador do Cuando Cubango, José Martins, garantiu nesta quinta-feira, em Menongue, apostar neste trimestre na melhoria do transporte fluvial de pessoas e bens, com o objectivo de impulsionar as trocas comerciais entre os países vizinhos.
José Martins fez este pronunciamento durante a visita ao Gabinete Provincial dos Transportes e Mobilidade Urbana, tendo assegurado que o processo vai incidir nas zonas localizadas ao longo dos grandes rios, como Cuando, Cubango e o Cuito, garantido a sua mobilidade e intercâmbio comercial.
O governante deu a conhecer que a acção visa criar alternativas na transportação de pessoas e bens, principalmente nesta época em que os grandes rios aumentam o caudal devido à chuva e algumas estradas ao nível da província estão em mau estado.
Disse que os rios do Cuando Cubango apresentam potencialidades para navegação fluvial e com esta iniciativa o governo pretende potenciar os operadores locais, para que tenham capacidade para dominar a actividade neste domínio.
Lembrou que está em curso a construção do posto fluvial do Shangombo, no município do Rivungo, na qual propõe a construção do terminal rodoviário interprovincial em Menongue, a construção do Porto Seco, da Plataforma logística, e a construção de infra-estruturas para os projectos fluviais nos municípios com rios navegáveis.
Por outro lado, José Martins prometeu terminar com afinco as obras de vedação do aeroporto de Menongue, onde foram vandalizados equipamentos que permitiam a iluminação para navegação nocturna, o que deixou o aeroporto sem qualquer segurança.
Ao nível da província, o sector controla e fiscaliza dois aeroportos, nomeadamente de Menongue e do Cuito Cuanavale, dezanove pistas em todos os municípios da província, catorze empresas de transportes públicos, vinte transportes operacionais dos trinta e oito recebidos desde 2016 e catorze inoperantes.