Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo mobiliza-se para actuar no sul do país

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 02 Setembro de 2021 | 14h02
Pesidium da reunião sobre a seca no sul do país
Pesidium da reunião sobre a seca no sul do país
Pedro Parente

Luanda - O governo angolano anunciou, esta quinta-feira, a mobilização de meios, recursos humanos e materiais para acudir às populações do sul do país.

Particular realce para os municípios do Curoca e Cahama, na província do Cunene, Virei (Namibe) e Gambos (Huila).

Com esta acção, pretende-se dar resposta as necessidades das populações afectadas pela seca e estiagem que se regista no sul do país , mormente às questões imediatas, de curto e longo prazos, como o desassoreamento e a construção de diques, reservatórios e canais de retenção de água, bem como a distribuição de alimentos e outros bens essenciais a sobrevivência das populações.

O plano de intervenção inclui ainda o reforço do sistema de abastecimento de água com a entrega de mais de 3 mil motos cisternas.

Segundo a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, apesar dos esforços permanentes de assistência imediata às populações afectadas, a situação demanda uma intervenção numa abordagem diferenciada e de proximidade, por meio da instalação temporária de uma task force no terreno, com posto de comando na Cahama, para garantir a implementação da estratégia de mitigação dos efeitos da seca no sul do país e o respectivo plano de acção.

Adiantou que a task force terá como missão imediata a elaboração de um plano de acção e cronograma com vista a definir os prazos das distintas intervenções, identificação dos grupos alvos e definição do quadro de necessidades financeiras e logísticas.

Entre os principais objectivos, segundo a também coordenadora da comissão multisectorial, consta a garantia do desenvolvimento das operações logísticas, operacionais e técnicas no terreno em articulação com as autoridades locais, governos províncias e sociedade civil organizada.

Para o curto e longos prazos, a ministra destaca a necessidade do desenvolvimento de acções de engenharia para a retenção e redução da força do escoamento das águas das chuvas, para garantir impactos positivos nos solos e potenciar o desenvolvimento das culturas locais, a criação de cooperativas e assistência técnica para a plantação de culturas adaptadas a situação climatérica e de rica capacidade nutricional.

Pretende-se, igualmente, a criação de infra-estruturas de reserva de água e medidas de reparação dos furos de água, a assistência às populações nos domínios de alimentação, saúde e educação, sobretudo dos grupo nómadas e às populações mais vulneráveis, e a criação de mecanismos de distribuição e abastecimento de águas por meio de moto cisternas e outros equipamentos de fácil acesso.

Entre as prioridades consta ainda a distribuição da merenda escolar, no âmbito do eixo 6 do programa integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza, sobretudo nas comunidades nómadas, para combater o abandono escolar na região.

A propósito, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança da Presidência da República, Francisco Furtado, avançou que particular atenção será dada ao processo de distribuição de água e bens alimentares nos próximos dois meses.

Indicou que os municípios do Curoca e da Cahama requerem maior atenção, por apresentarem um quadro que carece de uma intervenção urgente pelo facto de estarem com uma reserva de água para 6 ou 8 semanas apenas.

Segundo o ministro, caso não haja uma intervenção urgente a situação poderá tornar-se grave.

O governante apontou ainda a necessidade de uma intervenção junto do governo namibiano para o retorno dos cerca de 3 mil angolanos que atravessaram a fronteira fugindo dos efeitos da seca.

Dados disponíveis indicam que até á presente data, o governo levou ao sul do país mais de 5.140 toneladas de bens diversos.

A seca no centro sul do país (Cunene, Huíla, Benguela, Namibe e Cuando Cubango) afecta mais de um milhão de pessoas.

.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+