Malanje- O prémio provincial da juventude em Malanje foi lançado hoje, quinta-feira, nesta cidade, para consagrar o talento dos jovens em diversas áreas sociais e do saber.
De tutela do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, o prémio enquadra-se na Política Nacional da Juventude, aprovado pelo decreto presidencial nº 271/2022 de 22 de Julho.
O prémio cinge-se essencialmente no reconhecimento das iniciativas dos jovens, inclusão social e promoção do mérito, excelência e competências da camada juvenil.
No acto de lançamento, a chefe de departamento dos Desportos do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Eunice António disse que o prémio abrange apenas jovens dos 15 a 35 anos de idade, que residem e desenvolvem acções na província de Malanje.
Com isso, acrescentou, pretende-se ainda sensibilizar os jovens para uma maior participação no associativismo e voluntariado, bem como na promoção do patriotismo e da cidadania.
Por sua vez, o secretário adjunto do Conselho Provincial da Juventude (CPJ) em Malanje, Gilberto Moisés António, mostrou-se satisfeito pela iniciativa, na medida em que vai incentivar a juventude a trabalhar e a amostrar os seus talentos nos vários domínios.
Enquanto isso, os fazedores de artes e cultura, Francisco Ngola e Manuel Inácio regozijaram-se pela iniciativa, realçando que representa a valorização que o governo quer proporcionar aos jovens.
O prémio prevê as categorias de empreendedorismo, associativismo e voluntariado juvenil, ensino, empresariado juvenil, superação e solidariedade na comunidade, cultura e artes, invenção e inovação, excelência no desporto, entre outras.
A primeira edição será realizada em Novembro deste ano e os vencedores de cada categoria representarão a província na gala nacional. RM/NC/PBC