Malanje- O governador provincial de Malanje, Marcos Nhunga anunciou a intensificação da aposta do Governo na agricultura, em 2025, com vista a geração de renda das famílias e ao contínuo combate à fome e à pobreza nas comunidades.
De acordo com o dirigente, a agricultura sobretudo a familiar constitui prioridade, sendo que é o caminho para o sustento da população, daí que o Governo vem prestando particular atenção neste domínio, mas sem descurar os outros sectores, como os da energia, água e cuidados primários de saúde.
Falando na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o governante realçou que a aposta neste domínio surtiu os efeitos desejados em 2024, porquanto apesar da conjuntura económica que o país vive, a fome no seio da população foi minimizada.
Disse que o Orçamento da província deste ano prestes a terminar foi de quatro mil milhões, 704 milhões de Kwanzas, dos quais 60 por cento foi canalizado à agricultura familiar, para fazer face ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza, através da preparação de terras e aquisição de insumos agrícolas destinados as famílias.
Este investimento, frisou, culminou com a produção de um milhão, 421 e 915 toneladas de produtos diversos por parte da agricultura familiar e 213 mil e 709 toneladas do sector empresarial.
Em função disso, realçou que Malanje tornou-se hoje no maior produtor de batata rena, arroz e milho ao nível do país, no sector empresarial e cimentou o título de maior produtor de batata-doce e de algodão no domínio familiar, mas a produção de gado não satisfaz os anseios devido ao deficit que enfrenta na produção de proteína animal.
Entretanto, o governador disse que tudo está a ser feito para o aumento da produção animal, sendo que estão a ser construídos nos municípios pocilgas, apriscos e galinheiros, que vão culminar com o aumento do fornecimento de carne e redução da fome e da pobreza em 2025.
Referiu que outra componente do Programa de Combate à Fome e à Pobreza é a compra agrupada de medicamentos que permitiu este ano a aquisição de 950 kits de fármacos essenciais, meios gastáveis e reagentes, que actualmente atendem os Hospitais Geral de Malanje, Provinciais Materno-infantil e Sanatório, bem como outras unidades sanitárias.
Governo anuncia conclusão dos 212 apartamentos da Carreira de Tiro em 2025
O governador anunciou a conclusão das obras dos 212 apartamentos em construção no bairro Carreira de Tiro, no primeiro trimestre de 2025 e concomitantemente o arranque das obras da primeira Centralidade de Malanje, para colmatar a problemática da habitação, sobretudo no seio da juventude.
A par disso, o dirigente disse que está ainda previsto para o próximo ano, a conclusão de várias empreitadas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), da Casa da Juventude, o desassoreamento do Rio Malanje, entre outras, cujas obras estão na fase final e serão inauguradas no âmbito das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional a assinalar-se a 11 de Novembro.
Com vista ainda a redução das dificuldades habitacionais, Marcos Nhunga anunciou ainda a distribuição de 10 mil 590 hectares de terrenos, que serão loteados nos próximos tempos para a autoconstrução dirigida.
Deu também a conhecer o arranque nos primeiros dias de 2025 da asfaltagem dos 400 quilómetros de estrada contemplados pelo Executivo para Malanje, numa altura em que o concurso público para a adjudicação das obras foi já feito e as empresas executoras são já conhecidas, sendo os municípios de Marimba, Cahombo, Kiwaba Nzoji, Kunda Dya Baze, Quela, Luquembo, Cacuso e algumas ruas da cidade de Malanje, os beneficiários.
No capítulo das obras públicas, disse que Malanje começa também em breve a construção de novas estações de tratamento de água e de distribuição de energia nos municípios que ainda não possuem esses serviços a partir da rede pública.
“Com mais água, energia eléctrica e vias de comunicação melhoradas no interior, estarão criadas as bases essenciais para o desenvolvimento das localidades e com essas premissas, haverá aumento significativo da produção agrícola e do surgimento de novas indústrias e não só”, frisou.
Por outro lado, o governador deu a conhecer o aumento de 30 mil e 416 alunos no presente ano lectivo, em relação ao ano lectivo passado, fruto da construção de novas escolas, completando actualmente 375 que perfazem quatro mil e 472 salas de aula.
No que toca ao turismo, disse que a província ganhou nos últimos tempos cinco novas unidades de alojamento, aumentando 68 novos quartos e 76 camas e, perfazendo um total de mil e oito quartos e mil e 237 camas, que vão acolher os visitantes dos Festivais provinciais de teatro, de música, de dança Kuduro, da arte e cultura do povo Ndongo, que Malanje vai acolher no ano vindouro, por ocasião 50 anos da Independência do país.
Em função dos turistas e da necessidade de manutenção da imagem condigna da cidade, reiterou o apelo ao fim da vandalização dos bens públicos e à vigilância de todos e à denúncia daqueles que praticarem, sendo que a preservação deve ser de todos e não tarefa de exclusiva da Polícia Nacional ou da Administração Municipal. NC/PBC