Benguela – A vice-governadora provincial para os sectores Político, Social e Económico de Benguela, Lídia Amaro, reiterou, terça-feira, o compromisso do Governo de apoiar as pessoas com albinismo, para promover o bem-estar desta franja social.
A governante falava a propósito de uma palestra sobre o tema “As alterações oculares e dermatológicas na pessoa com albinismo”, em alusão ao 13 de Junho, Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo.
Lidia Amaro disse que o Gabinete Provincial de Saúde tem estado a prestar assistência médica e medicamentosa aos albinos, no âmbito das políticas públicas de inclusão social, protecção e apoio das pessoas nessa condição.
A vice-governadora assinala a disponibilização às pessoas com albinismo de vários produtos ou cremes dermatológicos para protecção da pele e óculos para os problemas de visão.
“É premissa do Governo apoiar esta franja da sociedade regularmente, através do Gabinete Provincial da Saúde”, referiu.
Cancros da pele e de visão são os problemas de saúde mais recorrentes dos albinos, sobretudo de famílias desfavorecidas na província de Benguela e no país, em geral.
Em face disso, muitos queixam-se de discriminação no acesso ao mercado de trabalho e à assistência médica em oftalmologia, além do preço dos medicamentos e produtos de protecção da pele.
Por isso, saúdam o Dia Internacional sobre o Albinismo como uma oportunidade para aumentar a consciencialização do Estado a não deixar para trás as pessoas com albinismo, mas, antes, deve promover o bem-estar social dos cidadãos nessa condição.
O encontro foi promovido pelo Centro Oftalmológico de Benguela. JH/CRB