Dundo – O governo da Lunda-Norte e a ENDIAMA E.P., estão reunidos hoje, terça-feira, para avaliar a participação das empresas mineiras no desenvolvimento da província e mecanismos de resolução dos conflitos jurídico-laborais entre trabalhadores e entidades empregadoras.
A reunião, que está a ser orientada pela governadora local, Filomena Miza, congrega o Conselho de Administração da ENDIAMA, representado pelo seu titular, Ganga Júnior, presidentes dos conselhos de gerência das empresas mineiras, entre outras entidades ligadas à indústria extrativa de diamantes.
De acordo com a agenda de trabalho, as partes vão discutir o contributo do sector mineiro no cumprimento dos objectivos do desenvolvimento sustentável, domicílio fiscal das empresas que operam na província e a necessidade de se elaborar um Plano anual de Responsabilidade Social.
A reunião vai igualmente analisar os despedimentos sem justa causa, más condições de trabalho, de alimentação e de acomodação, falta de seguro de saúde aos colaboradores e seus dependentes.
Consta da agenda, a situação a identificação de métodos de resolução de litígios entre os trabalhadores e as entidades empregadoras, situação dos ex-trabalhadores dos Projectos mineiros paralisados (Fucauma, Luarica, Luxinge, SML e Yetwene), conflitos entre empresas e as comunidades circunvizinhas às áreas de concessão mineira e invasão às concessões mineiras por garimpeiros.
Durante a reunião alargada, os participantes vão também analisar a participação das empresas mineiras nos eventos organizados pelo Governo local, formação profissional e apoio às iniciativas de empreendedorismo dos jovens na província, reaproveitamento das zonas mineiras exploradas e abandonadadas.QB/HD