Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo do Uíge melhora condições do Lar de idosos "Kituma"

     Sociedade              
  • Uige • Sábado, 30 Novembro de 2024 | 17h04
1 / 2
Lar Kituma ganha novas instalações
Lar Kituma ganha novas instalações
Jaime Reais
2 / 2
Vice-governadora do Uíge inaugura novas instalações do Lar Kituma
Vice-governadora do Uíge inaugura novas instalações do Lar Kituma
Dr

Uíge - O lar da terceira idade "Kituma", localizado nos arredores da cidade do Uíge, ganhou este sábado uma nova "nave" com 12 quartos suítes, acção que dá início ao processo de melhoria das condições de acomodação dos idosos que acorrem ao espaço à procura de abrigo.

Inaugurada pela vice-governadora provincial para o Sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete Fernandes Cahombo, a nova instalação conta com 12 dormitórios com banheiros, água potável e um pavimento com acessibilidade em um espaço de 48 metros quadrados.

Com a nova "nave", o Lar Kituma, inaugurado em 2011, conta agora com um total de 54 dormitórios. O espaço alberga 67 idosos, sendo 48 do género masculino e 19 feminino.

A inauguração da infra-estrutura enquadra-se no âmbito do Dia Nacional da Pessoa Idosa, que hoje se celebra sob lema "Cuidar do Idoso é preservar a nossa História".

Da iniciativa do Governo Provincial do Uíge, a construção da infra-estrutura, num prazo de seis meses, custou um total de 38 milhões e 750 mil kwanzas.

Falando à imprensa no final do acto, a vice-governadora provincial para o Sector Político, Social e Económico do Uíge exortou as famílias da região a tratar com respeito e dignidade as pessoas idosas.

O lugar do idoso é na família. É uma bênção ter um pai e uma mãe, mas infelizmente muitos não têm esse privilégio, despertou.

Tendo acrescentado que "se na nossa casa tem lugar para nós, certamente também teria para o nosso pai. É uma mensagem que deveria ser reflectida por todos os filhos que têm pais nessas condições", referiu.

Atenção reforçada 

Ao olhar para as dificuldades que os idosos do lar enfrentam, como a falta de um centro médico, pavimento, acessibilidade, entre outros serviços e bens, disse que, apesar dos problemas económicos que o país vive, o Governo continua a trabalhar no sentido de proporcionar aos idosos melhores condições de vida, para que possam gozar dos seus direitos.

Fundamentou ser plano do governo local continuar a construir  mais quartos, para melhor acomodação dos idosos abandonados pelas suas famílias, acrescentou.

 Anunciou, para breve, a implementação de vários serviços que serão colocados à disposição do lar, a fim de  melhorar as condições dos idosos.

Nesse sentido e consciente do papel insubstituível dos idosos nas famílias e a necessidade da atenção redobrada à terceira idade, a responsável do sector social da região reforçou o seu compromisso com todos os idosos e incentivou as famílias e a sociedade civil a auxiliarem o Estado na protecção, garantia e manutenção dos seus direitos.

Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Arminda Filipe, fez saber que o lar acolhe idosos abandonados de ambos os géneros, a partir dos 60 anos de idade, desde que apresentem vulnerabilidade ou risco, num período temporário ou permanente, procurando assim proporcionar um ambiente de convivência familiar e bem-estar.

Não obstante as dificuldades, reiterou o compromisso de proteger e promover essa franja da sociedade.

"Continua a ser um imperativo a implementação dos atributos, protecção, prevenção e promoção do idoso, na medida em que o novo cenário traz confrontos e grandes desafios para o sector social.

Apesar de haver complexidade na procura de soluções mais adequadas para os idosos, é notável a entrega dos trabalhadores deste sector, o que faz muita diferença, porque foi possível elaborar projectos, planos estratégicos e exequíveis, para que se encontre algumas soluções, como o edifício ora inaugurado.

Por este e outros factores e factos alcançados, "estamos regozijados e certos de que cumprimos o nosso dever, sobretudo para aqueles idosos que são permanentes nesta instituição", disse.

O Dia Nacional da Pessoa Idosa foi instituído em Janeiro de 2005, em Decreto do Conselho de Ministros e publicada no Diário da República N.º 4/05, primeira série, para valorização da velha guarda que deu o seu contributo para o crescimento e engrandecimento do país. JAR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+