Uíge: O Governo Provincial do Uíge aposta na capacitação de quadros e na modernização dos serviços do Estado, para garantir a eficácia no atendimento dos serviços públicos e na execução dos projectos essenciais à população local, afirmou, nesta segunda-feira, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Maria Cavungo.
A responsável, que falava no acto de abertura da formação sobre “Extensão dos Frontoffice dos Órgãos Centrais para os Órgãos Locais”, uma iniciativa do Ministério da Administração e do Território (MAT), disse ser importante a adopção desses contéudos pela admnistrações municipais, para responder às necessidades da população local.
Justificou que a iniciativa vai melhor a gestão e a intervenção das direcções das administrações municipais nos programas ligados ao ambiente, saneamento básico, reservas fundiárias, mineiros, segurança de trânsito, água, electricidade, entre outros serviços essenciais à população.
A responsável reconheceu, igualmente, os maiores níveis de proximidade dos quadros nos municípios com a população, essenciais para a implementação de vários projectos sociais nas comunidades.
Maria Cavungo enalteceu a iniciativa da MAT em implementar esse seminário de capacitação dos técnicos da administração local, porquanto é preponderante para o êxito da missão da administração pública e melhoria do bem-estar social.
O seminário vai abordar, em cinco dias, matérias ligadas às normas administrativas de solicitação das cartas de condução, fazes de validação de carta de condução e sua renovação, pedido de mudança de residência, documentos dos veículos, entre outras.
Ainda nessa segunda-feira, Maria cavungo procedeu ao acto de abertura do debate sobre “Os desafios, compreensão e aplicação prática do novos Código Penal e Código do Processo Penal.