Luena - O jornalista da emissora local da Rádio Nacional de Angola (RNA) e antigo correspondente municipal da ANGOP/Moxico, Rafael Damião, terceiro classificado do Prémio SADC de Jornalismo de 2024, foi homenageado, esta quinta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico.
Rafael Ndumbo Damião concorreu ao prémio com a peça intitulada “Lisima Iya Mwono”, a maior bacia hidrográfica da SADC, um gigante adormecido”, cujo primeiro lugar ficou com a jornalista do Lesotho, Lesoona Moeti.
O Lisima Iya Mwono retrata a torre das águas localizado na comuna do Tempué, município dos Luchazes, província do Moxico, considerada, pela equipa de Pesquisa do "National Geographic", como o fontenário das águas que seguem para Botswana, Namíbia, Moçambique, RDC e Zimbabwe. É considerada, também, como uma reserva hidrográfica do mundo.
Vencedor do Prémio Provincial de Jornalismo do Moxico em 2019, Rafael Damião destacou o gesto do governo local ao homenageá-lo pela sua conquista.
Por sua vez, Ernesto Muangala prometeu apoiar os jornalistas para que o nome da província continue a se destacar no jornalismo do país. LTY/YD