Huambo – O Governo da província do Huambo cedeu, esta sexta-feira, uma lote de 30 metros de terra, para a construção da sede local do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) no bairro da Viação, nos arredores da cidade capital da região.
Em declarações à imprensa, o secretário-geral do SJA, Pedro Miguel, disse que o terreno vai servir, para além da construção da sede, para a instalação de um centro multimédia e de imprensa.
A infra-estrutura vai comportar, igualmente, sala de conferência, restaurante, ginásio, cyber café, biblioteca e dormitórios.
Explicou que a colocação da primeira pedra, para o início das obras, deverá acontecer em breve.
Recordou que o SJA dispõe, também, de um terreno na província do Cuanza-Sul, cedido pelo Governo local, terá as mesmas caraterísticas.
Disse estarem a trabalhar para dar maior dignidade aos jornalistas, com a construção de espaços em quase todas as províncias, para que sirvam de reflexão e lazer.
Em relação à liberdade de expressão, o sindicalista considera que, ainda, há um caminho longo por percorrer e este exercício tem de ser feito todos os dias.
O Sindicato dos Jornalistas Angolanos está na província do Huambo, a comemorar os 33 anos, de existência, onde é debatido o presente e futuro da classe. JSV/ALH