Ndalatando – O Governo Provincial do Cuanza Norte priorizou entre outras acções, para o ano 2025, a construção de Centros e Postos de saúde, com vista a melhoria da assistência médica e medicamentosa à população.
A construção de infra-estruturas de apoio às Administrações Municipais, do sector da Educação, reabilitação de vias de comunicações, apoio a produção agrícola e a atribuição de bolsas internas e externas à juventude, constam igualmente das acções imediatas do governo provincial.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, durante a entrega de enxoval ao primeiro bebé que nasceu as zero horas do dia 1 de Janeiro de 2025 no Hospital Materno Infantil do Cuanza-Norte.
Anunciou igualmente para o ano em curso, o apetrechamento dos Hospitais provincial do Cuanza-Norte, Dr. António Agostinho Neto e o Municipal de Cambambe, cujas obras de reabilitação e ampliação encontram-se na fase final.
De acordo com o governante, o titular do poder Executivo, João Lourenço, já orientou a disponibilização de verbas para o equipamento dessas duas unidades sanitárias.
Informou, igualmente, que a elevação de sete comunas a categoria de municípios na província decorrente da nova Divisão Política Administração constitui também, um dos grandes desafios do governo provincial.
Para tal, disse que vai primar na capacitação dos quadros no sentido de melhorar os serviços públicos e o atendimento aos cidadãos.
O primeiro bebé do ano, nasceu com três quilos de peso, fruto de uma gestação múltipara, cuja parturiente goza de boa saúde. EFM/DS/PBC