Ndalatando – O governador provincial do Cuanza- Norte, João Diogo Gaspar, reiterou o compromisso da sua administração em trabalhar para a promoção da mulher a cargos de direcção e para o crescimento e desenvolvimento da província.
De acordo com o governador, a questão do género é uma prioridade para o Governo da Província, no sentido de continuar a promover a mulher e com ela trabalhar.
João Diogo Gaspar, que falava à imprensa depois de uma homenagem a duas mulheres reformadas, este sábado, na cidade de Ndalatando, afirmou que o Governo local tem acompanhado a questão do género em todo o país, reconhecendo o papel da mulher na luta pela indepedência e pelo desenvolvimento nacional.
Considerou a homenagem prestada como um gesto “bastante significativo”, na medida em que, explicou, as mulheres envolveram-se no processo da indepedência nacional e também da paz.
Neste mês dedicado à mulher, ressaltou, "decidimos homenagear este público alvo que se comprometeu com o desenvolvimento".
A homenagem, em alusão às festividades do “Março Mulher”, visou destacar também o papel da camada feminina na sociedade, muito antes da indepedência nacional.
O governador indicou que, no quadro do seu programa, o Governo do Cuanza-Norte vai continuar a conviver com as mulheres e a direccionar projectos específicos de apoio a idosos e outros cidadãos vulneráveis.
As homenageadas, de 85 e 92 anos de idade, começaram a desenvolver a actividade profissional ainda no período colonial, quando ficaram envolvidas na Luta de Libertação Nacional, fazendo hoje parte dos antigos combatentes.
As duas mulheres foram brindadas com um bouquet de flores, bens de primeira necessidade, balão de roupa usada e rádio receptor.
Na mesma ocasião, a Organização da Mulher Angolana (OMA), braço feminino do MPLA, deu início às jornadas Março Mulher, que vão decorrer até ao final do mês.
Na abertura das jornadas, a secretária provincial da OMA, Filomena de Lima, exortou as mulheres a serem agentes da mudança e promotoras dos direistos humanos. IMA/IZ