Cuito – O Governo da Província do Bié reiterou a sua disponibilidade em apoiar todos os jovens, independentemente da cor politico-partidária, crença ou condição social, por via de políticas internas no quadro do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.
Segundo o vice-governador para a área Política, Social e Económica do Bié, António Manuel, que falava nesta segunda-feira na abertura da jornada Abril/jovem, decorrida na cidade do Cuito, o executivo local tem vindo a gizar e a implementar politicas e medidas eficazes, que visam a criação de espaço de diálogo aberto e fraterno com esta camada.
O dirigente apelou à juventude a adoptar uma postura assertiva, aceitando a diferença de pensamento, respeitando as convicções políticas e religiosas, promover a compreensão, a união e a irmandade, abdicando-se de condutas e acções que em nada abonam o bem social e condicionam o desenvolvimento da província.
Para António Manuel, a juventude deve juntar-se aos esforços do Executivo angolano, na manutenção e consolidação da paz, alcançada a custa de um enorme sacrifício, a 4 de Abril de 2002.
Já o director do gabinete local da cultura, turismo, juventude e desportos, Nelson Quinta, entre as várias acções, destacou os cerca de 6 mil e704 jovens que beneficiaram de emprego directo através do PRODESI, assim como outros 216 que receberam kits promocionais para o fomento do auto-emprego nas áreas de agro-mecânica.
Dois mil e 911 jovens foram formados até ao momento em diferentes áreas do saber pelo INEFOP, INAPEM e administrações municipais a nível da província.
Foram ainda criadas 17 cooperativas de jovens com um total de 802 membros, que são financiadas pelo MOSAP II e outros parceiros.
Quanto ao sector da empregabilidade, no Bié foram inseridos de 2018 a 2020 três mil 42 jovens nos sectores da educação, saúde e na Mediateca Abel Abraão.
A plataforma juvenil da província está constituída por 147 associações.
A jornada Abril/jovem decorre sob o lema: Juventude, força da Nação.