Dundo - A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula, destacou esta quarta-feira, o papel dos jornalistas na promoção da democracia, da paz, da unidade e na elevação da cidadania.
Na mensagem de felicitações do Dia da Liberdade de Imprensa, enviado à ANGOP, a governadora encorajou os profissionais da Comunicação Social no sentido de continuarem a exercer um jornalismo inclusivo, isento, responsável, respeitando a ectica e deontologia profissional.
Apelou aos jornalistas a evitarem conteúdos incitam a violência, desobediência social, desordem, o ódio, a instabilidade política e desunião entre os angolanos.
"A vossa profissão é diariamente exercida com dedicação, determinação, vontade, compromisso com a ética e deontologia, pelo que encorajamos a continuarem a desempenhar o vosso papel na promoção da democracia, da unidade, reconciliação e da paz", lê-se na missiva.
Desafiou os órgãos da Comunicação Social a divulgarem mais trabalhos que retratam a cultura de cada região, visando a sua promoção e valorização..
"O governo da província da Lunda Norte deseja as mais calorosas felicitações a todos os profissionais da Comunicação Social públicos e privados, pela árdua tarefa de informar e formar as populações nas mais variadas vertentes, pautando pelo rigor, isenção e imparcialidade", lê-se.
O objectivo deste dia é sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a defesa da liberdade de imprensa - elemento essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. Por outro lado, presta-se homenagem aos profissionais do sector da Imprensa que morreram enquanto desempenhavam as suas funções.
Este dia foi criado na 26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, em Paris, que ocorreu nos meses de Outubro e Novembro de 1991. JVL/HD