Saurimo – O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, reconheceu, esta terça-feira, que a província tem, nos últimos cinco anos, beneficiado de um incremento gradual do Orçamento Geral do Estado, permitindo a execução de mais projectos sociais.
Falando na abertura da II reunião ordinária do Governo local, sublinhou que este ano não fugiu à regra, sendo que houve um aumento do orçamento, com maior incidência para o sector da saúde.
Fez saber ainda que o Governo local tem estado a trabalhar com o Ministério das Finanças no sentido de os postos médicos passarem igualmente a beneficiar de recursos financeiros próprios, de forma a servir melhor as comunidades.
Segundo Daniel Neto, esforços decorrem também para se inscreverem novos projectos ligados à carteira de investimentos públicos, uma vez que a província tem esgotada a sua bolsa, sendo que a única que tinha era do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), também praticamente concluída.
Programa de Combate a Fome e Pobreza
Quanto ao programa de combate à fome e à pobreza, Daniel Neto afirmou que, para este ano, o Governo vai continuar a apostar na agricultura familiar, uma vez que a região dispõe de muitas famílias viradas para o campo, com vontade de produzir mais e melhor.
Quanto à mobilidade urbana, o governante reconheceu que a Lunda Sul tem estado a debater-se com problemas nesta área, a nível da sede capital (Saurimo) e de ligação inter-municipal.
Para contrapor esta situação, anunciou que Governo Provincial beneficiou de autocarros, sob gestão do Gabinete dos Transportes, que dentro de dias vai fazer a entrega aos operadores públicos e privados, para que prestem serviço aos cidadãos, com principal destaque para os estudantes. QB/JW/ART