Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, reiterou esta sexta-feira, no Dundo, que a construção de novas escolas e unidades sanitárias, com vista a aumentar a oferta formativa e melhorar os cuidados básicos de saúde, continuarão no topo das prioridades do seu governo em 2022.
Discursando na tradicional cerimónia de cumprimento de fim de ano, o governante anunciou que em 2022, 34 novas escolas, um total de 315 salas de aula, entram em funcionamento, beneficiando mais de dois mil alunos.
Anunciou igualmente, o início da construção do Campus Universitário do Dundo, em 2022, cujo financiamento será assegurado pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA-EP) e seus parceiros, com objectivo de aumentar a oferta formativa no ensino superior.
A Lunda Norte conta actualmente com 210 escolas, um total de 1.710 salas de aula, que albergam 245.141 alunos em todos os subsistemas de ensino no presente ano lectivo.
A Universidade Lueji A'nkonde, assegura o ensino superior da província da Lunda Norte, ministrando cursos de Direito, Economia e Pedagogia, com um universo de 5.235 estudantes matriculados no presente ano académico.
No sector da Saúde, disse que para além da construção de novas unidades sanitárias, o governo vai continuar a apostar na especialização dos médicos, com vista à melhoria dos serviços especializados.
Fez saber que actualmente estão a ser formados 40 médicos nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, gineco-obstetrícia, medicina interna e familiar.
Anunciou a conclusão da fábrica de oxigénio medicinal, fundamental para a gestão de casos de Covid-19, doenças respiratórias graves e outras.
A rede sanitária da Lunda Norte é composta por mais de 100 unidades sanitárias.