Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, anunciou esta quinta-feira, a implementação do prêmio "Melhor bairro", a partir de 2025, para fomentar, estimular e incentivar as melhores práticas de gestão viradas para o saneamento básico.
A governante fez este anúncio na segunda reunião ordinária do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, sublinhando que a niciativa destina-se a todos os bairros da província que apresentarem as melhores referências no domínio do saneamento básico.
Disse que o governo pretende com esta medida, incentivar o envolvimento das comunidades, das comissões de moradores , autoridades tradicionais e da sociedade em geral, na melhoria do saneamento básico dos municípios.
"Temos um cenário inaceitável em termos de saneamento básico , as pessoas convivem normalmente com o lixo, não há comprometimento, por isso decidimos implementar este prêmio, como parte das várias acções que pretendemos realizar em 2025 para mudar o actual quadro da província", frisou.
Fez saber que o gaverno está também, a trabalhar no sentido de encontrar uma empresa com capacidade técnica, para se dedicar exclusivamente na recolha de resíduos sólidos.
Acrescentou que será identificado um novo local para a deposição do lixo, uma vez que o actual aterro sanitário improvisado já está sem espaço.
Por outro lado, orientou as administrações municipais a prestarem uma atenção especial ao saneamento básico, no quadro do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, por ser uma questão de saúde pública.
Durante a reunião do Conselho de Auscultação, sob orientação da governadora local, Filomena Miza, os membros analisaram a situação do PIM, arrecadação de receitas e gestão de resíduos sólidos.
No encontro, os membros foram informados sobre a nova divisão político-administrativa, requalificação da cidade do Dundo, mapa de distribuição dos 12 autocarros, processo censitário, fiscalização dos estabelecimentos comerciais, funcionamento das unidades sanitárias, entre outras questões.QB/HD