Luanda - O Governo Provincial de Luanda está comprometido com a implementação de políticas de inclusão social das pessoas portadoras de deficiência, afirmou hoje, domingo, o governador Manuel Homem.
O governante disse que existem vários testemunhos de superação, mostrando que os portadores de deficiência são capazes de fazer o mesmo, em qualquer lugar.
Falando na cerimónia do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado hoje (3 de Dezembro), o governador considerou necessário haver uma mudança de mentalidade das pessoas para com esta franja da sociedade.
“Cada um de vocês tem o seu espaço na sociedade e, por isso, reitero o compromisso de continuarmos juntos a enfrentar e vencer os desafios”, realçou Manuel, para quem o principal desafio é o preconceito no seio da sociedade.
Luísa Mendonça, da Associação das Mulheres com Deficiência, lembrou que os desafios não têm sido fáceis, augurando, entretanto, a superação dos mesmos com a ajuda do Governo Provincial de Luanda.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência visa informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência.
Em Angola existem 656 mil 257 pessoas portadoras de deficiência. Deste número, 365 mil 547 se encontram na zona urbana e 290 mil 710 no meio rural.
Os decretos presidenciais nº 237/11, de 30 de Agosto, sobre Política para a Pessoa com Deficiência, e nº 238/11, de 30 de Agosto, sobre Estratégia de Protecção à Pessoa com Deficiência e outros diplomas legais, estabelecem o acesso da pessoa com deficiência ao ensino primário, médio e superior, ao emprego, à isenção do pagamento do imposto sobre os veículos motorizados, à habitação, à bolsa de estudo, entre outros.
O evento contou com a presença de membros do governo, da sociedade civil, de organizações de apoio as pessoas com deficiência, entre outras. LIN/OHA