Huambo - A vencedora da fase nacional do concurso de Redacção das escolas secundárias da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) edição 2022, Casimira Pimenta, vai beneficiar de uma bolsa de estudos atribuída pelo Governo do Huambo.
O anúncio foi feito esta terça-feira pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, durante a homenagem à estudante vencedora do concurso, que contou com a participação de 33 redacções, representando as 18 províncias de Angola.
Casimira Pimenta, de 19 anos de idade, está a frequentar o I ano do curso de Direito no Instituto Superior Politécnico Sol Nascente do Huambo.
No acto, foram homenageadas, igualmente, a atleta de Jiu-jitsu, que conquistou, em 2022, o terceiro lugar do Campeonato do Mundo da modalidade, na categoria de 63 Kg, realizado em Abu-Dhabi, Emirados Árabes Unidos, e a judoca Edmira Segunda, vendedora, por equipa, e, ao mesmo tempo, segunda classificada, em individual, dos jogos da região V da SADC.
Na ocasião, Lotti Nolika disse que o Governo da província do Huambo tudo fará para custear as propinas da vendedora do concurso de Redacção da SADC até à conclusão da formação superior.
A governadora anunciou, também, a reactivação da bolsa de estudo da atleta de judo, atribuída recentemente pela Administração municipal do Huambo, que frequentava o ensino médio numa instituição privada.
De igual modo, prometeu apoiar à atleta de jiu-jitsu, que terminou o ensino médio em 2018.
Lotti Nolika disse que a pretensão resulta do facto de as mesmas elevarem a imagem do país e da província do Huambo, em particular.
“É uma grande bênção para a província, pois são exemplos como estes que os demais jovens devem seguir”, realçou a governadora, que encorajou as homenageadas a continuarem firmes nas suas acções.
Reafirmou o contínuo apoio do Governo da província do Huambo a todos que se dedicarem em diversas áreas da vida social, de modo a continuarem a elevar a imagem da região.
Casimira Pimenta foi declarada vencedora ao elaborar a melhor redacção entre as 33 concorrentes da recente edição, que decorreu sob o tema "De que modo a SADC pode aumentar a capacidade produtiva face à Covid-19”.
Pelo feito, a antiga aluna da 12ª classe do Liceu Comandante Kapango, onde concluiu a formação média no ano lectivo passado, vai representar, com Irina Sardinha, do Instituto Médio Comercial de Luanda (12ª), e Ecliseaste Ricardo, do Instituto Politécnico de Benguela (12ª), segunda e terceiro classificados, respectivamente, o país na fase regional da SADC, cujos vencedores serão anunciados nos próximos meses.