Luanda- A criação de um ambiente de comunicação interno e externo constitui a aposta do governo, para comunicar cada vez mais de forma assertiva e divulgar melhor as acções do Executivo.
O facto foi expresso pelo secretário do estado para comunicação social, Nuno Caldas, na cerimónia de encerramento do treinamento sobre técnicas de redacção, dirigido aos directores dos gabinetes de comunicação Institucional e Imprensa e aos adidos de imprensa, decorrido no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).
A nível interno, o responsável acrescentou que esta formação e outras acções que estão em curso servem para que se crie um ambiente propício comunicacional para explicar melhor e fazer perceber aos cidadãos acções, programas e as decisões do Executivo.
Já no quesito da comunicação externa, disse, tem como objectivo a melhoria da imagem de Angola fora do país e o desenvolvimento de uma diplomacia económica, visando a atracção de investidores.
Para tal, referiu a necessidade de se assegurar e apoiar as missões diplomáticas e as missões multilaterais para gerir melhor a reputação nacional no estrangeiro.
Adiantou que o país tem conhecido os melhores dias, registando uma nova progressão em termos de investimento públicos e abertura para o investimento estrangeiros, pelo que precisa-se levar de facto “estas boas novas e tudo de bom que tem sido feito”.
Durante o treinamento, destaca-se o tema “Técnicas de redacção e elaboração de elaboração de newsletter", apresentado pelo jornalista Geraldo Quiala, que dominou o acto formativo.
Na ocasião, o orador chamou atenção para utilização de correios electrónicos corporativos e não diferentes com vista a evitar perdas de conteúdos.
Apontou vários caminhos para que a comunicação tenha a eficiência desejada, como exemplo a necessidade de se personalizar as mensagens para evitar equívocos e fidelizar o cliente, desaconselhando o envio de carta com o cabeçalho generalista.
Realça-se ainda abordagem de temas como Relações públicas, ministrado por Sebastião Panzo, Retórica e argumentação e texto criativo, apresentado por João Braga e de gestão de redes sociais, ministrado por Cristina Adolf. JAD/ART