Malanje- O director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Matos Osório, manifestou hoje, a intenção do Governo em promover maior atenção às crianças com a síndrome de down, para a sua inclusão e igualdade de oportunidades na sociedade.
De acordo com o responsável, é crucial que todos os actores sociais, desde a família às instituições públicas e privadas, se envolvam activamente nesta causa, pois o futuro das pessoas nessa condição depende do ambiente escolar e social, que a sociedade proporciona para elas.
Ao discursar na abertura das IV Jornadas Provinciais da Síndrome de Down, no âmbito do Dia Internacional que hoje se assinala, Manuel Osório disse que essa medida visa fomentar a inclusão dos cidadãos vivendo com essa deficiência, mas que devem ser parte integrante da comunidade educativa e social.
Realçou que constitui dever de todos, garantir que elas tenham acesso a educação de qualidade e ao respeito pela sua singularidade, porquanto a educação inclusiva não é apenas um direito, mas um imperativo moral que desafia a todos a construir um mundo mais acolhedor e equitativo.
Acrescentou que para além de ser um compromisso e reafirmação do Governo, a atenção à problemática da síndrome de down, favorece o pleno desenvolvimento das pessoas vivendo com este problema congénito, na escola, na família e em outros círculos sociais e estimula as suas habilidades e talentos.
Por outro lado, apelou aos professores e aos gestores escolares, no sentido de promoverem a inclusão dos alunos com a síndrome em causa, nas tarefas lectivas, fortalecendo assim a inclusão nas escolas e criando ambientes de ensino inclusivos, acolhedores e de igualdades de oportunidades.
Relativamente às jornadas, o chefe de Departamento Provincial de Educação e Ensino, Domingos Kiluanje disse que servirão para promover a inclusão sócio-educativa das crianças e adultos com a síndrome, bem como desenvolver a capacidade técnica das equipas provinciais de educação especial para a incorporação de temas criativos e inovadores de inclusão, na actividade didáctica.
Entretanto, familiares de alunos com essa condição, consideraram oportuno a realização do evento, na medida em que promove o combate à discriminação e estimula a convivência com as pessoas especiais nas escolas e na comunidade, rumo a construção de uma sociedade harmoniosa e igualitária.
A decorrerem até ao dia 26 deste mês, as jornadas acontecem em simultâneo em todos os municípios da província e visam reflectir em torno das acções tendentes a inclusão escolar de alunos com deficiências e necessidades especiais.
As actividades decorrem sob o lema ”Celebremos a inclusão, o amor e o respeito pelas diferenças” e contam com a participação de agentes de educação, professores do ensino especial, entre outros.
O Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de Março), visa consciencializar o mundo para atenção às pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades na sociedade e foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2012. NC/PBC