Luena - A nova tabela de pensão dos Antigos Combatentes e Veterano da Pátria será conhecida em Junho deste ano, anunciou, no Luena, província do Moxico, o titular da pasta ministerial, João Ernesto dos Santos.
Ao falar à Imprensa este sábado, no final de um encontro de esclarecimento com os pensionistas da província do Moxico, o ministro disse que o Governo vai aumentar a actual pensão fixada em 23 mil Kwanzas para melhorar a vida dos assistidos.
Informou que nesse momento, os ministérios dos Antigos Combatentes e das Finanças se preparam para apresentar ao Executivo a nova proposta de aumento da pensão, podendo ser publicada em Junho.
Esclareceu que a retirada de alguns pensionistas do sistema, durante o processo da prova de vida, obedeceu ao Decreto Lei nº 13/03 de 15 de Outubro, para se aferir a idade de um antigo combatente, viúva e órfão, e a falta de provas documental, peritagem médica, entre outros pressupostos.
O Ministro da Defesa, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria efectuou encontros do género nas províncias da Lunda-Sul e Lunda-Norte.
No país, o ministério tem no seu registo 66 mil pensionistas, entre Antigos Combatentes, deficientes de guerra, viúvas e familiares.
No Moxico, o número de pensionnistas passou de 24 mil 240 pensionistas para quatro mil e 27. LTY/YD