Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, destacou, nesta quinta-feira, em Menongue, o papel das mulheres na tomada de decisões das políticas públicas, para execução das acções gizadas pelo Executivo.
José Martins fez este pronunciamento durante um encontro que manteve com as mulheres de vários extractos sociais, que visou auscultar os mais variados problemas que esta classe enfrenta.
O governante lembrou que o governo angolano tem políticas de inclusão para as mulheres e outros membros da sociedade, uma vez que está a ser preparado o OGE que vai permitir a execução de acções que visam melhorar os mais variados projectos em curso na província.
Disse que dentro das políticas do governo local consta o projecto “Mamã Levanta”, virado para a melhoria da qualidade de vida das famílias vulneráveis, bem como impulsionar o empreendedorismo e outras acções afins, por meio de entrega de kits de negócios.
Ressaltou que o projecto Mamã Levanta visa mitigar os problemas que as populações têm se debatido, tendo já beneficiado 100 famílias nos municípios de Menongue, Cuangar e Nancova.
Por seu turno, a directora do gabinete provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Aida Rosalina, disse que o encontro de auscultação de mulheres desempenha um papel fundamental na promoção da transparência, participação e governação eficaz, garantindo que as necessidades e preocupações da população sejam devidamente consideradas nas políticas e projectos gizados pelo governo da província.
Jovens apresentam preocupações de habitação e emprego
Jovens do Cuando Cubango de vários estratos sociais apontaram a falta de emprego e de oportunidades para criar negócios como um dos principais problemas que os afectam.
Durante um encontro com o governador José Martins, esta franja apontou também como principais dificuldades a falta de habitação, acesso ao ensino superior, ao crédito bancário bem como a inexistência de agências bancárias em alguns municípios da província.
Falaram ainda da necessidade da conclusão de obras sociais, como escolas, postos médicos, a falta de energia, de água potável, de infra-estruturas desportivas, de centros de formação técnico e profissional e as dificuldades na emissão do Bilhete de Identidade.
Em resposta, José Martins assegurou que o governo vai continuar a trabalhar para a solução paulatina destes problemas, contando com a contribuição de todos os jovens da região, porquanto o seu pelouro está empenhado para o efeito, passando pela efectivação dos projectos estruturantes.
Para o governador, é fundamental que os jovens tenham ideias precisas que possam contribuir para o desenvolvimento local, evitando atitudes incorrectas, como injúrias, difamação, calúnia e formação de grupos nas instituições, que apenas travam o progresso da actividade da empresa ao invés de progredir.LMZ/JSV