Luanda - Angola é um dos principais parceiros de Cabo Verde nos domínios dos transportes, energias e dos combustíveis, destacou, esta segunda-feira, o ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos.
O governante cabo-verdiano teceu estas considerações durante um encontro com o vice-governador de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, no quadro de uma visita de cinco dias a Angola.
Jorge Santos explicou que no domínio dos transportes a cooperação incide nos segmentos aéreo e marítimo, para além presença nos sectores imobiliário e turístico.
Considerou importante o contacto com o Governo de Luanda, pois serviu para analisar a situação da comunidade cabo-verdiana residente na capital angolana.
Neste contexto, agradeceu o apoio que tem sido prestado para integração dos cabo-verdianos na sociedade angolana há várias gerações, cujo número actual é 120 mil pessoas.
Durante o encontro, as partes decidiram fortalecer as ligações culturais entre os dois povos, valorizar o capital humano, bem como a conjugação de esforços para a criação da casa de Cabo Verde em Luanda, um desejo antigo da comunidade.
No cumprimento da agenda de trabalho, o ministro de Cabo Verde manteve contacto com seus conterrâneos residentes no bairro São Paulo, com empresários angolanos, para além de vários encontros com entidades angolanas.
A formalização das relações político- diplomáticas entre Angola e Cabo Verde ocorreu a 30 de Agosto de 1977.
Desde então, mantêm excelentes relações bilaterais e integram comumente várias organizações, designadamente os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a União Africana (UA), dentre outros internacionais onde concertam ideias e posições a tomarem a favor dos seus povos.EH/ART