Ondjiva - A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, visitou na noite de quinta-feira, na cidade de Ondjiva, os pacientes internados no Hospital Geral do Cunene “General Simione Mucune”, na sequência de um acidente de viação ocorrido no troço Ondjiva-Ombala Yo Mungo.
O acidente, que envolveu uma viatura ligeira ao serviço de táxi e um camião, causou a morte de seis pessoas, sendo três no local e outras três no hospital, e 12 feridos que se encontram em tratamento hospitalar.Durante a visita, destinada a solidarizar-se com os doentes e familiares das vítimas, Gerdina Didalelwa manifestou-se consternada com a ocorrência.
Disse ser de grande tristeza para as famílias e para o governo local, tendo augurado por uma recuperação satisfatória dos internados que já recebem assistência médica e medicamentosa.
Gerdina Didalelwa manifestou-se preocupada com o elevado número de acidentes nas estradas da província, sobretudo em Ondjiva, razão pela qual pediu maior prudência aos automobilistas, no sentido de preservarem a vida humana.
Por seu turno, o director-geral do Hospital Simione Mucune, Amilton Tavares, disse que dos 15 feridos que deram entrada nesta unidade, três morreram, sendo dois homens e uma mulher.
Amilton Tavares disse que dos 12 pacientes internados, oito já estão fora de perigo e terão alta hospitalar nesta sexta-feira. Os restantes quatro ainda inspiram cuidados e estão a ser acompanhados pelos médicos especialistas.
O sinistro teve como principais causas o mau estado do veículo pesado (falta de travão), excesso de velocidade e imprudência por parte do táxi.
Durante o ano de 2024, a província do Cunene registou 364 acidentes de viação que resultaram em 63 óbitos. PEM/LHE/OHA