Lóvua - A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, reiterou esta sexta-feira, o compromisso do Governo em continuar a implementar acções que visam o combate à Pobreza e o êxodo rural.
A governante reiterou este compromisso durante a cerimônia de início das transferências monetárias sociais "Kwenda" , no município do Lóvua, sublinhado que o Governo Angolano coloca o combate à Pobreza no centro das suas prioridades.
Disse que a efectivação do Kwenda representa a vontade política do Executivo em dar uma atenção especial às famílias em situação de vulnerabilidade e não só.
Assegurou que o programa tem ajudado a mitigar o nível de pobreza de muitas famílias , usando os valores que recebem no fomento da agricultura familiar.
Apelou aos beneficiários no sentido de utilizarem os valore para acções que visam a sua multiplicação, como o comércio.
Por outro lado, disse que a implementação do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, também tem sido um dos "grandes" investimentos do Governo, na melhoria das condições socioeconómicas das comunidades.
Sublinhou que as acções deste programa estão viradas à promoção do empreendedorismo, comércio , agricultura familiar, para além da construção de infraestruturas sociais ligadas aos sectores da Saúde, Educação e Água.
Para além do Lóvua , 54 mil e 483 famílias vulneráveis, dos municípios do Cuango e Cambulo e Caungula, já beneficiaram das transferências monetárias em 662 bairros.
O Kwenda conta com financiamento de 320 milhões USD do Banco Mundial (BM) e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional (Angola), totalizando 420 milhões USD.
O Programa é operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS), agência governamental que em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. HD