Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reafirmou hoje, domingo, a contínua aposta do Governo angolano na redução das assimetrias do género, através do combate à pobreza e ao analfabetismo.
Numa mensagem de felicitações chegada à ANGOP, por ocasião do Dia Internacional da Mulher Rural, que hoje se assinala, sob o lema “Mulher no agronegócio, desafios e oportunidades para a sua inclusão”, a governante disse que as autoridades tudo têm feito para ver melhorada a situação deste segmento social, com acções de empreendedorismo e incentivos, incentivos para uma agricultura mecanizada, entre outras práticas.
Estas acções, acrescentou, constituem prioridades do Executivo angolano, para o alcance da igualdade de género, daí a razão destes apoios serem permanentes, para que a mulher possa emprestar, cada vez mais, o seu saber, experiências e habilidades no processo de desenvolvimento do país e do Huambo, em particular.
Lotti Nolika destacou o papel relevante da mulher na mudança de padrões educativos de toda a sociedade, sem descartar o seu valor na família, onde tudo começa.
Segundo a governadora, o 15 de Outubro deve ser visto como um momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países mundo, em particular Angola.
Lembrou que a institucionalização do 15 de Outubro como Dia Internacional da Mulher Rural, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1995, visa sublinhar a importância que a mulher tem na comunidade em que se encontra inserida, pois o seu papel essencial na actividade agrícola hoje é reconhecido pelo mundo , como resultado de uma série de factos e lutas valorosas de valorosas mulheres conhecidas e anônimas, que muito cedo reconheceram as barreiras impostas para a sua integração nos processos de desenvolvimento das sociedades.
“Neste 15 de Outubro quero em meu nome pessoal, da minha família, dos trabalhadores do Governo provincial e da população do Huambo, saudar calorosamente todas as mulheres desta maravilhosa província e encorajá-las a continuar a trabalhar para o tão almejado desenvolvimento sustentável que se espera”, concluiu o a governante. ALH