Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governadora reconhece avanços no sector da saúde

     Sociedade              
  • Huambo • Terça, 20 Dezembro de 2022 | 14h38
1 / 2
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, discursa na cerimónia de cumprimentos de Fim de Ano
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, discursa na cerimónia de cumprimentos de Fim de Ano
Valentino Yequenha
2 / 2
Governadora do Huambo, Lotti Nolika, recebe cumprimentos de fim de ano
Governadora do Huambo, Lotti Nolika, recebe cumprimentos de fim de ano
Valentino Yequenha

Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reconheceu, esta terça-feira, “avanços significativos” no sector da saúde, com a inauguração, no concorrente ano, de 11 unidades sanitárias no decurso deste ano.

Lotti Nolika prestou estas declarações, após receber cumprimentos de fim de ano dos membros do Governo local, de deputados à Assembleia nacional, dos magistrados Judiciais e do Ministério Público, de representantes dos órgãos de defesa, segurança e ordem interna, da comunidade política e académica, das autoridades tradicionais, religiosas, de representantes de empresas públicas, organizações não-governamentais e da sociedade civil.

Na ocasião, a governante disse as 11 unidades sanitárias, entre centros e postos de saúde, inauguradas e entregues à população, foram construídas no âmbito da execução dos programas públicos, com destaque para o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Estas infra-estruturas, acrescentou, permitiram um reforço efectivo da rede sanitária da província do Huambo, em prol da melhoria da assistência médica/medicamentosa, sobretudo, nas zonas rurais.  

Lotti Nolika fez saber, igualmente, que o sector da saúde registou, no decurso deste ano, o início da construção de outras oito unidades hospitalares, com a conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023, onde se destacam dois centros sanitários.

Segundo a governante, a par destes projectos, foi possível a colocação da primeira pedra das obras do novo hospital provincial materno-infantil e da futura maior unidade sanitária do município do Bailundo, com uma perspectiva de conclusão para 2024.

Na vertente da educação, disse ter sido possível, em 2022, a conclusão de 60 novas salas de aula, que permitiram o acolhimento de mais de cinco mil alunos.

A governadora informou estarem previstas, para o primeiro trimestre 2023, a conclusão de 80 novas salas de aula, com o objectivo de poderem albergar cinco mil 600 alunos, tendo em conta a pretensão do governo em reduzir, consideravelmente, o número de crianças fora do sistema normal de ensino.

Para além da aposta na construção de infra-estrutura, referiu que o Governo do Huambo vai se concentrar, também, na melhoria das condições de trabalho dos professores e no aumento do quadro docente, enquanto factor essencial para a melhoria da qualidade de ensino desejada.  

Entre as prioridades, disse, constam o reforço da formação profissional, pois a província ganhou, recentemente, um centro de formação profissional de referência no município do Bailundo, com a inauguração da Cidade Jovem, numa altura em que está em fase de conclusão o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC), para ampliar as possibilidades de inserção da juventude no mercado de trabalho.

A governadora realçou, também, os ganhos registados na rede de estrada, com a asfaltagem e recelagem de 15 quilómetros nos municípios do Huambo e da Caála, um esforço que vai continuar, na perspectiva da melhoria da circulação de pessoas e bens, com a disponibilização de mais recursos financeiros.

A gestora provincial apontou os avanços registados no sistema de distribuição e abastecimento de energia eléctrica e água potável, com a inauguração de novas subestações eléctricas e de estações de tratamento no sentido de aliviar as necessidades dos cidadãos.

Kwenda – um para os carenciados

Lotti Nolika considerou a implementação do Kwenda como um dos maiores projectos que tem contribuído na mitigação das dificuldades sociais das pessoas carenciadas desta região do Planalto Central de Angola.

Referiu que, desde a sua implementação, em  2020, foram beneficiadas 79 mil e 46 famílias dos municípios do Bailundo,  Cachiungo,  Londuimbali e Mundo, através das suas componentes.

Ainda na vertente do apoio social aos carenciadas, informou que mais de seis mil jovens da província do Huambo foram inseridos pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional  (INEFOP) no mercado de trabalho e mais de 800 mulheres vendedoras ambulantes, apoiadas com meios diversos, para a realização condigna da sua actividade.

Perspectivas para 2023

Em termos de perspectivas para 2023, a Lotti Nolika disse que o Governo local vai prestar atenção na conclusão das obras de projectos de impacto social, com principal enfoque para o campo universitário do Cambiote, o aterro sanitário, o centro cultural do Huambo e o início das obras do novo cemitério municipal.

Referiu que as autoridades prevêem, igualmente, trabalhar para a melhoria da política de distribuição e gestão de terras, tendo em vista a captação de maior investimento público e privado, para o fomento da agricultura, indústria, melhoramento do ordenamento urbano, habitação e serviços a nível da província.

Por isso, apelou ao apoio e à participação de todos os habitantes da província na implementação das políticas de governação, traçadas para 2023.

Aos membros do Governo da província do Huambo, Lotti Nolika apelou ao diálogo para a concretização dos anseios da população.

Lotti Nolika espera pelo contributo da sociedade no resgate dos valores morais e cívicos, de modo a se promover uma convivência pacífica para o bem-estar de todos e mitigar a proliferação e alguns actos menos urbanos que têm sido registados.

Com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados e uma densidade populacional acima dos dois milhões 600 mil habitantes, a província do Huambo é composta, administrativamente, por 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+