Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, reconheceu, esta sexta-feira, os avanços registados pelo sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, em termos de cobertura de rádio, televisão, telefonia e internet.
No discurso de boas-vindas do II Conselho Consultivo do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, disse que conheceu melhoras significativas na prestação de serviços.
A governante referiu tratar-se de um sector de importante e determinante para a transformação económica, sobretudo, na optimização dos recursos.
Por isso, Lotti Nolika manifestou confiança no futuro, onde a inclusão digital será garantida pelo trabalho áudio do sector, uma iniciativa que vai contribuir na melhora das comunicações, entre os cidadãos de vários pontos do país e no exterior.
Augurou, em nome da população do Huambo estimada em dois milhões 700 mil habitantes, que o II Conselho Consultivo do MINTTICS venha a contribuir para a melhoria do nível de compreensão e da forma de actuação de cada um dos participantes, na perspectiva do crescimento do sector.
Programa do conselho
Com palco no auditório do Centro de Formação de Jornalistas CEFOJOR, inaugurado em Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, os trabalhos da reunião que decorrem sob o lema “Conectar e Comunicar para a Cidadania”, estão a ser orientados pelo titular da pasta, Mário Augusto da Silva Oliveira.
No período da manha desta sexta-feira, foram realizadas reuniões temáticas com os directores dos gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa e da Comunicação Social dos governos provinciais, com os adidos de imprensa das Missões Diplomáticas no exterior, com os directores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, bem como com os responsáveis dos Registos e Modernização da Administração local.
Para sábado, último dia da actividade, prevê-se, entre outras sessões, a abordagem em torno do programa de reestruturação, modernização e os desafios das empresas públicas.
O encontro conta com a presença dos secretários de Estado do MINTTICS, a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, conselhos de Administração das empresas públicas, dos directores nacionais e directores gerais de instituições tuteladas, consultores, directores dos gabinetes de Comunicação Institucional, adidos de imprensa, responsáveis dos gabinetes provinciais da Comunicação Social e parceiros. JSV/ALH