Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, solicitou, esta quarta-feira, aos administradores municipais adjuntos para área financeira, maior responsabilidade na gestão de recursos públicos.
Ao falar no acto de empossamento de novos quadros do Governo do Cunene, entre directores, administradores adjuntos, chefes de departamentos e de secções, lembrou que os cargos na função pública não são para satisfazer os próprios interesses, mas serem servidores em prol do bem estar das populações.
A governante ressaltou ser exigente a tarefa de administradores adjuntos para área financeira, tendo em conta o momento em que o país está engajado na luta cerrada contra a corrupção, facto que deve ter sempre em mente a protecção do erário e evitar gestão danosa.
“Devemos estar todos ligados à responsabilidade na gestão de recursos públicos, priorizando sempre as instruções de gestão do Orçamento Geral do Estado e das orientações superiores”, sustentou.
Gerdina Didalelwa orientou, por outro lado, ao novo director do Gabinete de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos, no sentido de efectuar um estudo minucioso sobre a cidade de Ondjiva, para se ultrapassar os constrangimentos e problemas de drenagem, estradas e das construções em linhas de passagem de água.
Considera Ondjiva uma “cidade complexa” circundada por ilhas e chanas, que exigirá um trabalho mais aturado, no sentido de dar cobro ao projecto de infra-estruturas.
Outrossim realçou a necessidade dos empossados manterem a obediência como chave do bom relacionamento no local de serviço, fazer o uso da inteligência emocional, da boa educação para que o trabalho decorra da melhor maneira.
Durante o acto, foram empossados o director do Gabinete de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos, Tenório Sacato, os administradores adjuntos para área Financeira de Ombadja e Cahama, Silvério Munembandja e Rodrigues Chimuco e o chefe de Departamento de Apoio aos municípios, Pedro Castelo.
Mário Neto assumiu o cargo de chefe do Departamento da Juventude e Desporto, João Camalanga para o Departamento de Vigilância Epidemiológica Animal e Vegetal e Herodina Kalolo para o Departamento de Tráfego e Mobilidade Urbana.
Foram igualmente empossados 11 responsáveis de diferentes sessões, entre supervisor, chefe de enfermagem, cuidados intensivos, equipamentos hospitalares, pediatria e hemoterapia do Hospital Provincial do Cunene.FI/LHE/SEC