Ondjiva – A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, pediu hoje, terça-feira, em Ondjiva, aos novos membros do pelouro, a trabalharem com dedicação para darem resposta aos problemas sociais da população.
Ao falar no acto de tomada de posse dos quadros do seu gabinete, directores provinciais e administradores municipais, Gerdina Didalelwa, disse que o trabalho deve ser feito em equipa e de forma mais comunicativa.
“Por serem jovens e mulheres, esperamos dinamismo e empenho, para juntos resolvermos os vários problemas como a falta de água, energia, o acesso ao ensino de qualidade e os cuidados primários de saúde”, afirmou.
Referiu que o sector social na província vive um drama de crianças a estudar debaixo das árvores e outras fora do sistema de ensino, mas acredita que o quadro vai melhorar com a construção de novas escolas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Gerdina Didalelwa pediu aos administradores no sentido de identificarem as áreas com mais dificuldades alimentares para melhor se direcionar os apoios do governo central.
Dos 23 empossados, destaca-se a nova directora do gabinete da Comunicaçao Social, Evane Saprinho, do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Governo provincial do Cunene, Marcelino dos Santos, bem como a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelungi e do Curoca, Manuel Domingos Taby.
Dos empossados, seis estão colocados nos serviços de apoio instrumental, 11 nos serviços de apoio técnico e seis como administradores municipais, no Cunahama, Ombadja, Namacunde, Cuvelai, Curoca e Cahama.