Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, defendeu segunda-feira, em Ondjiva, maior intervenção das mulheres no resgate dos valores morais e cívicos, em prol da harmonia social e da consolidação das famílias.
Ao intervir no acto de encerramento do encontro de auscultação das mulheres, a governante afirmou que o Executivo está preocupado com a situação de instabilidade de muitas famílias, advogando, por isso, a necessidade de um trabalho conjunto no sentido de devolver a harmonia nos lares.
“Sem educação moral e ética o país não avança e esta força cabe às mulheres, pois são capazes de resolver conflitos e prover alimentos para as famílias”, salientou.
Por esta razão, apelou às mulheres no sentido de serem resilientes aos desafios das alterações climáticas e à falta de chuva, que tem provocado baixo índice de produção agrícola e falta de alimentos nas comunidades.
Disse que, para atenuar a situação da falta de chuva, o Executivo materializou vários projectos para garantir água para a população, abeberamento do gado e irrigação agrícola.
Na ocasião, a governadora enalteceu a aposta do Presidente da República, João Lourenço, nas mulheres para cargos de decisão no país.
Durante o certame, as participantes abordaram temas como o problema da desestruturação familiar, causas, consequências e formas de tratamento para sua mitigação, a protecção da infância e terceira idade e os procedimentos para o fomento ao empreendedorismo, criação de cooperativas e acesso às linhas de crédito.
Participaram no encontro mulheres de diversos departamentos ministeriais, de órgãos de defesa e segurança, de denominações religiosas, associações, autoridades tradicionais, entre outras.FI/LHE/MCN