Cuito - A governadora do Bié, Celeste Adolfo, pediu hoje, na cidade do Cuito, o contributo do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) no combate à criminalidade, visando garantir a tranquilidade às famílias.
Falando no culto de acção de graças, que marca o encerramento do ano em curso, promovido pelo Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), a governante sublinhou que, apesar de ser uma tarefa da Polícia Nacional (PN), a luta contra a criminalidade carece da acção da igreja, na moralização da sociedade.
Com uma média por semana de mais de 50 crimes de natureza diversa, a província Bié, segundo Celeste Adolfo, tem vindo a registar crimes violentos, vandalização de bens públicos, abusos sexuais, violência doméstica, entre outros delitos.
Tal combate, de acordo com a governadora, deve passar pelo reforço do diálogo e da educação no seio familiar, especialmente na promoção permanente da moralização de valores éticos, cívicos, patrióticos, religiosos e culturais, para a permitir reverter este quadro o mais rapidamente possível.
Por outro lado, a governadora solicitou aos cristãos a apostarem no sector agrícola, sobretudo do milho, feijão, mandioca, trigo, soja, arroz, batata-rena e doce, hortícolas e tubérculos, com vista a reduzir os preços da cesta básica e a importação de produtos.
Para o efeito, Celeste Adolfo asseverou que o Governo da província está aberto em apoiar projectos focados na agricultura e não só, de modo a garantir a segurança alimentar e proporcionar melhorias de condições de vida das populações desta região.
Outrossim, anunciou para até 30 de Janeiro do próximo ano a entrega do terreno para a construção da sede do CICA no Bié, no sentido de conferir melhor dignidade aos fiéis filiados nesta plataforma ecuménica.
Por sua vez, a secretária do CICA no Bié, reverenda Ana Alfredo Vingula, destacou as realizações feitas este ano por esta plataforma, sobretudo no campo social e espiritual, augurando, igualmente, resultados positivos em 2025, fruto dos projectos a serem executados.
O CICA controla em todo território nacional 22 Igrejas, sendo que, no Bié, conta com 14 congregações espalhadas nos nove municípios da província.
Assistiram ao culto, decorrido na Igreja Metodista Unida, vice-governadores desta província, nomeadamente, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo e Edgar Hilário, o administrador do Cuito, Abel Guerra Paulo, membros do Governo e crentes filiados ao Conselho das Igrejas Cristãs em Angola. JEC/PLB