Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, incentivou esta terça-feira, às mulheres a apostarem no empreendedorismo, para o fomento do seu protagonismo na diversificação da economia e na promoção do auto-emprego.
A governante fez este apelo na abertura do encontro de auscultação com as mulheres de vários estratos sociais da província, sublinhando que o governo vai continuar a desenvolver acções que visam o apoio ao empreendedorismo, sobretudo no quadro do Programa Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Segundo a governante, Angola só poderá atingir o desenvolvimento desejado com a participação de todas as forças vivas da sociedade, principalmente das mulheres, que representam mais da metade da população.
"Vamos continuar a ajudar as mulheres a constituir pequenas empresas, organizarem-se em cooperativas e associações agrícolas para receberem apoios do governo e dinamizar a agricultura, o empreendedorismo e a promoção do auto-emprego", realçou.
Por outro lado, incentivou as mulheres a cultivarem a cultura de denúncias de casos de violência doméstica e abuso sexual, sobretudo contra menores, para que os prevaricadores sejam responsabilizados civil e criminalmente.
Pediu maior diálogo no seio das famílias, principalmente de assuntos relacionados à sexualidade, para se evitar gravidez precoce.
Durante o encontro que decorre na cidade do Dundo, Filomena Miza está a abordar questões relacionadas ao papel das mulheres no desenvolvimento da província, no combate à pobreza, na diversificação da economia, entre outras.HD