Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, iniciou esta segunda-feira, uma jornada de campo aos municípios do Cuango, Caungula e Cuilo, para se inteirar da execução dos projectos do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios, Combate à Pobreza e obras estruturantes.
Dentre os projectos a fiscalizar, destaca-se as obras da central fotovoltaica, em curso desde Dezembro de 2023, na vila mineira de Cafunfo, município do Cuango.
O projecto tem um prazo de execução de três anos e vai comportar um parque fotovoltaico com 72 mil painéis , que terão a capacidade de produzir 41,40 megawatts e mais 101, 80 MW armazenados em baterias, para produção nocturna.
Enquadrado no projecto de electrificação rural, a central orçada em mil milhões, 27 mil e 914 Euros , contempla iluminação pública, rede de distribuição de média , alta e baixa tensão, prevendo 202 mil e 657 ligações domiciliares.
No quadro deste projecto, a Lunda-Norte beneficiou 15 centrais em igual número de comunas dos municípios do Cuango, Caungula, Cambulo, Capenda Camulemba, Lubalo e Xá-muteba, prevendo beneficiar 74 mil e 368 famílias.
No município do Cuango, onde deu início da jornada de trabalho de sete dias na zona sul da província, Filomena Miza vai inteirar-se das obras do Instituto Médio de Saúde, enquadrado no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
A agenda de três dias no Cuango reserva visitas ao hospital municipal, encontros separados com o Conselho de Auscultação da Comunidade, representantes dos partidos políticos, líderes religiosos, juvenis, autoridades tradicionais e empresários.
Já no município de Caungula, a governante vai inaugurar uma escola de dez salas de aulas, bem como se inteirar do grau de execução física e financeira do Complexo Autárquico, em curso desde 2022, e o estado da ravina da avenida Alameda.
No Cuilo, vai fiscalizar as obras de três escolas, dois postos médicos, bem como reunir o Conselho de Auscultação da Comunidade e visitar o Hospital Municipal, onde prevê a entrega de fármacos. HD