Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, ressaltou o empenho e a dedicação dos profissionais da Agência Angola Press (ANGOP), no processo de tratamento e divulgação de notícias, não obstante as adversidades da actividade jornalística.
O reconhecimento vem expresso na nota de felicitação à Delegação provincial e ao Conselho de Administração da única agência de notícias em Angola, por ocasião dos 47 anos de existência do órgão de Comunicação Social, que se assinala neste domingo, dia 30.
Na nota, a governadora realça que o empenho, a dedicação e o espírito de entrega dos profissionais da ANGOP, de forma abnegada, tem permitido a prestação de um serviço útil à sociedade angolana, no tratamento de factos noticiosos de interesses para o país, independentemente, das adversidades com que se deparam no dia-a-dia, no exercício da actividade jornalística.
Segundo Lotti Nolika, este sentido de comprometimento, tem garantido, desde sempre, a evolução, de forma significativa, da única agência de notícias do país, no processo de difusão dos factos noticiosos que emanam da conjuntura social, política e económica nacional, facto que permite a promoção, divulgação e expansão da imagem de Angola no mundo global.
Por conta disso, encorajou os profissionais deste órgão de Comunicação Social, a continuarem a pautar pelos princípios da ética e deontologia no exercício da actividade jornalística e da liberdade de expressão, de modo a garantir uma informação cada vez mais plural, independente, isenta e responsável.
Delegação do Interior augura reforço do vínculo institucional
Por sua vez, a Delegação do Interior na província do Huambo augura reforçar o vínculo de cooperação institucional que o une com a Agência Angola Press, sobretudo, o apoio na divulgação dos resultados objectos das acções da instituição, encarregue pela manutenção da segurança pública.
No país, a 30 de Outubro de 1975, foi institucionalizada a Agência Angola Press (ANGOP), cuja missão é de informar, formar, oferecer conteúdos noticiosos de interesse público aos cidadãos, ao servir, sobretudo, de fonte de informação, sua principal essência, para os demais órgãos de Comunicação Social.
“Neste momento comemorativo dos 47 anos de existência da ANGOP, a Delegação provincial do Interior endereça, em nome dos oficiais comissários, superiores, subalternos, subchefes, agentes e trabalhadores civis, as felicitações por ocasião de mais um aniversário e augura saúde e sucessos na nobre missão de informar”, lê-se na nota.
A Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública dotada de personalidade jurídica e de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP) no início, os seus trabalhos eram distribuídos sob forma de boletim impresso, até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.