Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, pediu nesta sexta-feira, na cidade de Ondjiva, aos funcionários públicos a estarem mais comprometidos com o trabalho, no sentido de prestarem um serviço público e administrativo de qualidade.
A governante falava no empossamento de 244 agentes administrativos, sendo que 209 ingressam pela primeira vez e 34 actualizaram as categorias, no âmbito do concurso público de ingresso interno e externo na função pública de 2024.
Trata-se de 94 técnicos superiores, 77 técnicos médios de 3ª classe, 49 auxiliares de limpeza e 24 motoristas de pesados de 2ª classe.
Na ocasião, Gerdina Didalelwa disse que a serem admitidos na função pública, há necessidade de primarem pela exigência e estarem comprometidos com o trabalho para justificar os serviços prestados aos utentes.
Realçou que a qualidade é mais exigida em detrimento da quantidade, o que significa servir baseando-se nos procedimentos e espírito de disciplina, obediência às regras da função pública e cumprimento das leis da República de Angola.
A governante pediu ainda aos funcionários a evitarem as transferências para outras zonas do país, pois a província tem escassez de quadros.
Gerdina Didalelwa sublinhou que quando o trabalhador é transferido, há sempre uma vaga por preencher, o que prejudica a população que necessita de um determinado serviço.
A província do Cunene conta com um milhão, 17 mil e 491 habitantes, distribuídos pelos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Cahama, Curoca, Namacunde e Ombadja. PEM/LHE/OHA