Cuito - A governadora da província do Bié, Celeste Adolfo, destacou hoje, sexta-feira, a importância de se garantir cada vez mais a protecção dos direitos das crianças e reafirmou sua dedicação em promover acções que assegurem o bem-estar infantil.
Celeste Adolfo falava nas comemorações da festa de Natal antecipado com as crianças do Bié, decorrida no Palácio do Governo, um evento que reuniu mais de 200 petizes dos nove municípios da província.
Na ocasião, governadora, que destacou a importância dos 11 compromissos que o governo tem em relação aos direitos das crianças, enfatizou que o desenvolvimento e a proteção dos mais jovens são prioridades na sua administração, refletindo a responsabilidade de todos em zelar pelo bem-estar do futuro da sociedade.
Para tal, a governadora anunciou planos concretos como a construção de mais infra-estruturas de ensino, de saúde, além da criação de parques de recreação.
Celeste Adolfo não deixou de abordar sobre os constantes casos de violência física, sexual e verbal contra a criança, salientando a necessidade do seu combate e de outras práticas que têm condicionado o desenvolvimento harmonioso dos menores.
“Precisamos trabalhar juntos para erradicar essas práticas que violam os direitos fundamentais dos nossos pequenos e oferecer um ambiente seguro e estimulante para que nossas crianças possam crescer e se desenvolver plenamente”, declarou, pedindo a colaboração de todos os sectores da sociedade.
Por isso, aproveitando o momento, a governadora fez um apelo aos pais e encarregados de educação para que sejam defensores activos dos direitos dos seus filhos, promovendo a paz e a harmonia dentro dos lares durante a quadra festiva, para que seja um verdadeiro período de alegria e união.
Para além de reforçar a importância do respeito e da obediência, Celeste Elavoco incentivou as crianças a se dedicarem aos estudos e à formação religiosa.
“O conhecimento é a chave para um futuro melhor, e vocês devem se esforçar para alcançar seus sonhos”, orientou, inspirando os pequenos a valorizarem a educação e os ensinamentos religiosos.
Antes da festa de Natal antecipado, as crianças visitaram o edifício do Governo da província, de onde saírem a caminhar, na companhia da governadora, até ao Palácio.
Para além da diversão e interacção com a mais alta entidade governamental da província, vivendo momento memorável, as mesmas foram presenteadas com um almoço de confraternização e brinquedos, simbolizando o carinho e a atenção do governo para com a infância. VKY/PLB