Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governadora do Bié identifica défice de infra-estruturas sanitárias na periferia

     Sociedade              
  • Bié • Domingo, 15 Dezembro de 2024 | 11h28
Governadora do Bié, Celeste Adolfo
Governadora do Bié, Celeste Adolfo
Dr

Cuito - A governadora do Bié, Celeste Adolfo, reconheceu haver um grande défice de infra-estruturas a nível da saúde na periferia, exigindo maior investimento na construção de mais postos e centros de saúde e o reforço do pessoal.

A governante falava, sábado, durante uma conferência de imprensa, sobre o balanço dos cinco meses da sua governação.

A constatação foi feita durante o périplo que fez nos nove municípios desta região central do país, para aferir de perto os problemas que afligem as comunidades.

Celeste Adolfo apontou também a necessidade da aposta na vertente preventiva, através do reforço da educação comunitária e das equipas móveis e avançadas de atendimento, através da figura do médico da família.

Associado a isso, continuou, está a necessidade imperiosa da conclusão das obras de reabilitação do Hospital Provincial, cujas obras deverão arrancar no próximo ano.

De 2018 a 2022, a província do Bié ganhou 21 unidades hospitalares, algumas construídas e outras reabilitadas, com um total de 830 camas, que têm contribuído para a melhoria da assistência médica e medicamentosa à população. 

Com aproximadamente dois milhões de habitantes, a província do Bié dispõe de 190 unidades hospitalares, distribuídos nos nove municípios, com quatro mil 749 funcionários, dos quais 255 médicos, dois mil 280 enfermeiros, 379 técnicos de diagnósticos terapêuticos e mil 64 trabalhadores administrativos.

Quanto à educação, referiu se colocar também o problema de escassez de escolas e professores, o que tem elevado o número de crianças fora do sistema normal de ensino, com uma cifra actual em mais de 100 mil petizes.

Para tal, as políticas deverão estar voltadas na construção de mais estabelecimentos de ensino, ao estimar, em caso de disponibilidade de recursos financeiros, a conclusão e a construção de mais de 20 novas escolas de sete, 12 e 26 salas de aula.

Entretanto, apelou ao envolvimento do sector privado na conjugação de esforços, referindo ser uma realidade cada vez mais desafiadora.

A nível da província do Bié, nos últimos dois anos, foram construídas 35 novas escolas, que perfazem um total de 286 novas salas de aulas e mil 119 novos professores admitidos.

Assim, a província conta até ao momento com 16 mil 679 professores para um universo de 516 mil e 491 alunos matriculados no presente ano lectivo 2024/2025, distribuídos em 827 escolas.

A governadora informou ter remetido ao Presidente da República um relatório que espelha os grandes desafios e soluções para a promoção do desenvolvimento da província, tendo merecido já um parecer favorável, vaticinando-se um 2025 melhor para a província do Bié.

Além da saúde e educação, o problema das crianças de e na rua, o aumento de casos de abandono de idosos, constam das preocupações.

Em termos de estratégias, salientou ter definido a construção de mais centros de acolhimento, campanhas de sensibilização dos familiares para a necessidade do cumprimento das suas responsabilidades na protecção destas franjas sociais e a responsabilização através dos órgãos de justiça, em caso de incumprimento.

Em termos de prioridades, fez saber que o relatório destaca a revisão dos grandes projectos estruturantes da província, entre a reabilitação das várias estradas nacionais, a julgar pelas responsabilidades que cabem à província, do projecto de electrificação dos municípios do corredor norte e a conclusão de mais de 20 obras paralisadas na província.

No domínio das estradas, assegurou o prosseguimento normal das obras de reabilitação da estrada nacional Nº 250, que liga o Cuito, Catabola e Camacupa, retomadas recentemente, tendo, por outro lado, revelado a aprovação, pelo Tribunal de Contas, do contrato de reabilitação da estrada Camacupa/Munhango, prevendo-se o início da empreitada no fim do primeiro trimestre de 2025.

Celeste Adolfo deu ainda a conhecer da execução, nos próximos meses, dos trabalhos de manutenção das estradas nacionais Cuito/Chinguar, Cuito/ Andulo e do desvio ao município do Chitembo, devido ao estado de degradação que têm registado.

Em termos ainda de reabilitação de infra-estruras rodoviárias, revelou do projecto para a estrada 140, Andulo/Calussinga, Calussinga/Mussende, cujos procedimentos contratuais  já foram realizados e que aguardam pelo visto do Tribunal de Contas, que irá viabilizar as viagens, de forma directa, para Luanda, vice-versa, evitando as  voltas que são dadas actualmente na vizinha província do Huambo.

Requalificação das cidades do Cuito e Cunje em fase de levantamento topográfico

Avaliado em 202,8 mil milhões de kwanzas e os serviços de fiscalização em 5,3 mil milhões de kwanzas, o plano de requalificação das cidades do Cuito e Cunje, aprovado recentemente pelo Presidente da República, João Lourenço, através do Despacho Presidencial n.º 46/24, foi um dos pontos abordados durante a conferência de imprensa.

O plano insere-se num vasto programa de construção de infra-estruturas integradas, requalificação e reconversão urbana a nível nacional, que está a ser implementado pelo Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, em coordenação com os governos provinciais. 

Na ocasião, a governadora afirmou que a empresa contratada já está a trabalhar no projecto, com o levantamento topográficos e que em breve se procederá ao início dos trabalhos, que dará uma nova imagem para as duas cidades.

Ao todo disse que serão requalificados um total de nove bairros, com asfaltagem e iluminação pública das suas ruas e outros serviços afins.

Conforme avançou, o plano de reconversão da cidade do Cuito e do Cunje irá também melhorar a circulação no casco urbano e arredores das duas urbes, para além de estarem previstas a construção de paragens de transportes públicos e privados de passageiro.

Apontou igualmente a aposta na melhoria da rede de transporte público de passageiro e o alargamento do sistema de ensino superior na província, uma acção que contará com o envolvimento das instituições do sector, tendo para o efeito anunciado a realização, em Março próximo, de um encontro para se discutir o estado actual e os desafios.

Actual lema da província continua a marcar a governação

Noutra parte da conferência de imprensa, Celeste Adolfo reafirmou o seu compromisso com o lema “Bié, mais do que uma província é uma paixão”, durante o seu consulado, por representar um convite à mobilização dos cidadãos bienos e não só a terem um vínculo cada vez mais forte com a região.

“A estrutura geográfica da província se assemelha a um coração e mudar o lema inspirado neste figurino equivaleria alterar o mapa da região, o que não se justifica, uma vez que a forma do território é uma representação do amor e da união dos seus habitantes", argumentou.

A intenção da manutenção, segundo a mesma, é promover uma participação activa dos cidadãos na materialização das acções que visam o desenvolvimento sustentável da província, transformando a paixão em actos que beneficiem a comunidade como um todo.

Portanto, manter o lema actual é uma forma de preservar essa identidade e fortalecer o senso de pertença entre os cidadãos, lembrando-os de que a paixão pela sua terra deve se reflectir em acções que impulsionam o desenvolvimento, acrescentou.

“Assim, queremos enfatizar a importância de inspirar os cidadãos a se tornarem mais apaixonados pelo trabalho, desenvolvimento e pelo patriotismo, promovendo um sentimento de responsabilidade compartilhada em relação ao futuro da província, criando um ambiente propício ao crescimento e à prosperidade, com destaque para a necessidade do combate à vandalização dos bens públicos”, sublinhou.

Escassez de recursos humanos entre os principais desafios da DPA

A escassez de recursos humanos foi apontada pela governadora como um dos principais desafios para a materialização, na província, da nova Divisão Política e Administrativa do país, a ser implementada a partir do próximo mês.

Na opinião da governante, a questão da disponibilidade de pessoal qualificado é crucial para o funcionamento eficiente das instituições, numa altura em que a província passará de nove para 19 municípios, com elevação a esta categoria de dez comunas.

Revelou que, entre os dez novos municípios, apenas Calussinga será classificado na categoria C, considerando seu nível de desenvolvimento, enquanto os outros nove municípios serão categorizados como tipo C.

O mesmo possui uma infra-estrutura adequada para a futura sede da administração municipal, uma esquadra policial que oferece condições favoráveis para evoluir para um comando do município, além de duas escolas com12 salas de aula cada, sete postos de saúde e um centro de saúde, tudo isso para atender uma densidade populacional superior a cem mil habitantes.

As restantes comunas, que passarão para a categoria E, serão compostas por seis direcções municipais, que, apesar disso, exigirá a disponibilidade de quadros qualificados.

Para mitigar este problema, disse estarem previstas a realização de concursos públicos nos primeiros meses de 2025.

Assegurou ainda que o Orçamento Geral do Estado para 2025 prevê financiamento para a construção de infra-estruturas emergentes para os serviços públicos, que incluirão os comandos municipais e as casas protocolares.

Além disso, disse que está a se trabalhar com instituições bancárias para se criar esses serviços nas futuras administrações municipais, facilitando o trabalho dos servidores públicos e dinamizando as actividades económicas.

Por fim, avançou que os problemas de comunicação em alguns destes municípios, decorrentes da falta de sinal das empresas de telefonia móvel, estão sendo abordados em colaboração com o Ministério das Telecomunicações, buscando superar essas dificuldades.

Nomeada no dia 15 de Julho do ano em curso, Celeste Adolfo, que exercia as funções de administradora municipal do Andulo, foi empossada a 17 do mesmo mês e apresentada à população biena dois dias depois, substituindo Pereira Alfredo, nas funções desde 2018. VKY/PLB 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+