Ecunha - A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, destacou hoje, quarta-feira, na vila municipal do Ecunha, a criatividade, resiliência e o espírito proactivo da juventude angolana na promoção do desenvolvimento socioecnómico sustentável.
Segundo a governante, durante o acto provincial comemorativo do 14 de Abril, dedicado à juventude angolana, apesar das dificuldades, os jovens sempre estiveram na linha da frente das grandes realizações do país, daí a necessidade de continuarem a preservar os valores da Pátria.
Lotti Nolika enalteceu ainda o contributo desta franja da sociedade na dinamização dos planos estratégicos de desenvolvimento económico-social elaborados pelo Governo da província do Huambo, além do fomento do empreendedorismo, como forma de contribuir para a redução do desemprego.
Exortou os jovens a trabalharem para harmonização das comunidades, através da realização de debates francos e abertos, com foco no crescimento da região e do país, de forma geral.
A governadora aconselhou-os a estarem mais concentrados em acções que visam a promoção dos valores morais, cívicos e culturais, para evitar o envolvimento de jovens e adolescentes em práticas de criminalidade, prostituição, destruição dos bens públicos, entre outras atitudes ilícitas.
Já o secretário adjunto do Conselho da Juventude da província do Huambo, Ângelo Gabriel Pascoal, reconheceu o esforço do Governo na implementação de reformas para a melhoria do sector público, assim como a estratégia de combate à corrupção, assumida em 2017, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O Dia Nacional da Juventude Angolana é uma homenagem ao guerrilheiro José Mendes de Carvalho, Hoji-Ya-Henda. Mendes de Carvalho foi combatente do antigo braço armado do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e morreu a 14 de Abril de 1968, aos 26 anos, num assalto a uma unidade militar das tropas coloniais portuguesas.