Ondjiva - A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, destacou, este sábado, a importância do acordo de geminação com Khomas Region, cidade de Windhoerk, capital da República da Namíbia, para a promoção dos serviços e bem-estar social dos cidadãos das duas regiões.
Gerdina Didalelwa fez esta afirmação à margem do acto da assinatura do acordo de geminação nos domínios da saúde, educação, cultura e agricultura, resultante de uma visita de trabalho de cinco dias (19 a 25 de Janeiro) a Khomas.
“Estamos a testemunhar um momento histórico, sendo a primeira vez que as relações de cooperação entre o governo do Cunene e o Conselho Regional de Khomas serão regidas por um acordo de geminação”, afirmou.
Disse trata-se de um instrumento jurídico de grande valia, pois através dele será possível a troca permanente de conhecimentos, experiências e métodos eficazes de abordagem e resolução de problemas em vários sectores da administração pública e não só.
Admitiu que a visita permitiu recolher ideias sobre a prestação de serviços básicos que serão bem explorados e implementados no Cunene, visando o bem social da população.
Afirmou que com a assinatura do acordo de geminação as prioridades da sua implementação recaem para o sector do saneamento básico, saúde, agricultura e formação técnico profissional de quadros.
Ressaltou que o encontro com o ministro da Saúde e Serviços Sociais da Namíbia, Sakumbi Shangula, ficou assente a possibilidade de médicos namibianos prestarem serviço no Hospital Geral Simione Mucune, que carece de alguns especialistas.
“O trabalho desenvolvido é mais um contributo para o estreitamento e consolidação das relações entre os povos irmãos, especialmente as circunscrições administrativas”, referiu.
A governante enalteceu eleição da primeira mulher ao cargo de Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, o que ergue o facho da dignidade e emancipação da mulher em África.
A governadora do Cunene encabeçou uma delegação composta por membros do seu governo onde visitaram o projecto habitacional do Ongo valley, o museu memorial da independência e o monumento dos heróis, entre outros locais.
Região de Khomas
Por seu turno, a governadora de Khomas Region, Laura Mcleor Katjirua, manifestou o compromisso de tornar real o acordo de geminação entre os dois governos, em prol da satisfação das necessidades das comunidades.
“Sacrificamos o nosso tempo e recursos para a solidificação da cooperação entre os dois povos, na confiança de manter as relações institucionais mais fortalecidas”, destacou.
Referiu que Angola e Namíbia têm uma relação amizade e confiança fraternal mais uma vez fortificada que devem servir como fonte de inspiração para novas gerações.
De realçar que uma delegação da região de Khomas, chefiada pela governadora Laura Mcleor Katjirua, realizou em Novembro de 2024, visita semelhante a província do Cunene.
Com extensão de 36 mil e 871 quilómetros quadrados, a região de Khomas tem um orçamento 23 por cento dos OGE namibiano, dispõe de uma rede rodoviária excelente, fábricas de minerais, cereais e processamento de plantas e silos.
A região dispõe de uma diversificação de cultura no sector metropolitano, uma taxa de cobertura sanitária de 100 por cento, altas instituições de educação, trocas comerciais de venda a grosso, retalho e turismo com um nível excelente de arrecadação de receitas.PEM/LHE/SC