Dundo – A governadora da província da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, orientou (segunda-feira), aos administradores municipais a fazerem maior investimento no saneamento básico, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local, Combate à Pobreza e à Fome, “com vista a tornarem os municípios limpos”.
A governante fez este apelo durante a cerimónia de empossamento dos dez administradores municipais, recentemente, sublinhando que o saneamento básico, para além da Educação, Saúde, Água e a conclusão das obras inacabadas, devem ser prioridades das administrações municipais.
“A imagem de uma cidade determina o nível de desenvolvimento da mesma, por isso, apelamos aos administradores municipais a fazerem um forte investimento e deixarem as nossas sedes municipais limpas”, orientou.
Apelou igualmente aos administradores, a privilegiarem o campo, mantendo contacto permanente com a população, na busca de soluções para os problemas socioeconómicos de cada circunscrição.
“O lema para este mandato é trabalhar mais e comunicar melhor, o que significa que precisamos privilegiar o campo e abandonar os gabinetes e informar permanentemente, com verdade, as ações em curso nos municipios”, frisou.
Deolinda Satula, não quer que “os municípios se transformem em canteiros de obras inacabadas”, por isso, reiterou a necessidade das administrações municipais concluírem os projetos paralisados.
Defendeu a necessidade de evitar nas administrações, o nepotismo, corrupção, tráfico de influência, devendo os administradores municipais, valorizar a meritocracia na nomeação e/ou promoção de quadros.
Aposta na agricultura, expansão da energia eléctrica, da água potável, humanização dos serviços públicos, incentivo ao empreendedorismo juvenil, dominaram o discurso da governadora da Lunda Norte na cerimónia de empossamento dos administradores municipais reconduzidos recentemente.
A província da Lunda Norte tem mais de um milhão de habitantes, distribuídos em dez municípios (Chitato, Cuango, Cambulo, Caungula, Cuilo, Capenda Camulemba, Lubalo, Lucapa, Lóvua e Xá-muteba).
Foram reconduzidos Lázaro Celestino, Gastão Cahata, Domingas Zeferino Martins, Amélia Valente, Maria Ngambo, Jacinto Valente, António Mussumari, Silvestre Cheleca, Daniel Mutaza e Agostinho Paiva, aos cargos de administradores municipais do Chitato, Cuango, Cambulo, Caungula, Capenda Camulemba, Cuilo, Lóvua, Lubalo, Lucapa e Xá-muteba, respectivamente.