Cuito – A governadora do Bié, Celeste Adolfo, conviveu, nesta quinta-feira, com as crianças da Aldeia Nissi, numa festa de Natal antecipado, num acto em que os pequenos receberam bens de primeira necessidade e kits de protector solar para pessoas com albinismo.
Consta dos bens, arroz, óleo vegetal, sal, açúcar e material higiénico.
Ainda houve um almoço de confraternização, decorrido num ambiente de bastante alegria e entusiasmo. Os petizes foram agraciados com mimos e brinquedos.
Antes, a governadora visitou os diferentes compartimentos que compõem a Aldeia Nissi, situada na comuna do Cunje, município do Cuito, tendo sido informada sobre as principais dificuldades e desafios.
Celeste Adolfo prometeu mais apoios ao centro, quer institucional, material quer financeiro, já no próximo ano.
Segundo ela, apesar do Governo ter assistido já o centro com dois autocarros e outros meios, prevê-se solucionar alguns constrangimentos que a aldeia ainda enfrenta, sobretudo ligados à educação, saúde e energia.
Assegurou que as autoridades tencionam, a curto prazo, colocar um Posto de Transformação (PT) na aldeia, enquanto na educação se equaciona a colocação definitiva do ensino médio, ao contrário da extensão de algumas salas do PUNIV do Cunje que o centro tem.
Por sua vez, o director-geral da Aldeia Nissi, Correia Enoque, informou que a instituição alberga mil e 600 alunos, mais de 450 menores portadores de albinismo e 270 famílias vulneráveis.
Tem 110 funcionários, entre os quais 60 professores.
O centro forma também alunos nas áreas de fotografia, dança, música, teatro, pintura, poesia e outras, com apoios dos pedagogos brasileiros. Existe desde 2009 e foi criado por missionários brasileiros. JEC/PLB