Caxito - Mais de 400 famílias afectadas pelas chuvas e pelo transbordo do rio Dande, na província do Bengo, receberam, esta sexta-feira, a visita da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba.
Trata-se de famílias provenientes dos bairros Bula e Caboxa, do município do Dande.
Estas foram alojadas no antigo "Bengo Hotel," na cidade Caxito, e receberam alimentos, roupa usada, produtos higiénicos e utensílios domésticos.
Para acudir a situação foi criada uma cozinha comunitária para atender estas famílias, principalmente as crianças.
O governo da província trabalha no sentido de alojar esta população em lugares mais seguros, (bairro 25), onde já se encontram outras 200 afectadas pelas últimas chuvas.
Está igualmente a proceder a recolha de chapas para levar essas famílias a lugares mais seguros e com condições de água potável e assistência médica e medicamentosa.
"No prazo de uma semana serão criadas as condições para começar a movimentar esta população para o bairro 25 onde vão construir as suas casas provisórias e definitivas a medida que vão recebendo as chapas e outros materiais de construção", referiu.
Afirmou que o governo está a trabalhar com o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no sentido de sensibilizar a população a abandonar as zonas de risco durante o tempo chuvoso.
Com o Ministério das Obras Públicas, referiu, o governo provincial pretende trabalhar no sentido de serem feitas obras de melhoria para a conter o avanço das águas.
O transbordo do rio Dande afectou 600 residências e mais de 200 outras ficaram destruídas.
"Hoje a situação está tranquila porque notou-se uma redução do nível de água na Albufeira da Barragem das Mabubas, disse o Comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no Bengo, comissário-Bombeiro Faustino Camões.
O transbordo do rio do Dande registado nesta quinta-feira, em Caxito, causou a inundação do Instituto Superior Politécnico do Bengo, os bairros Bula e Caboxa, assim como condicionou o acesso normal ao Magistério Kimamuenho e o Estabelecimento Penitenciário do Caboxa.MD/IF