Cuito - A governadora do Bié, Celeste Adolfo, considerou, nesta segunda-feira, no Cuito, de “positivo” aposta da Agência Angola Press - ANGOP E.P. em modernizar-se, que melhora a sua contribuição na prestação de um serviço público de qualidade.
Falando durante um breve encontro com os trabalhadores da delegação da ANGOP, no âmbito de sua primeira visita aos órgãos de comunicação social, para se inteirar do funcionamento, encorajou os profissionais a prosseguir com a missão de informar, formar e entreter, sobretudo contribuir para uma mudança de conduta.
Durante a visita, Celeste Adolfo, ao percorrer as instalações da instituição, recebeu explicações do delegado em exercício, Bartolomeu Nascimento, sobre o funcionamento da única agência de notícias do país, dificuldades e desafios por que passam os jornalistas na missão de informar e formar o público.
Em breves considerações, depois da auscultação, Celeste Adolfo, considerou de positivo o trabalho que tem sido desenvolvido pela ANGOP, tem encorajado os profissionais a manter o rigor, determinação e responsabilidade de informar o público.
Prometeu ainda trabalhar com os gestores públicos, para a melhoria no acesso às fontes de informação, por parte dos jornalistas.
Na delegação da governadora estiveram os vice-governadores para o sector técnico e infra-estruturas e para sector político, económico e social, Edgar Hilário e Alcida de Jesus Samubdo, respectivamente, e membros do governo.
Além da ANGOP, a governadora Celeste Adolfo visitou ainda o Gabinete da Comunicação Social, Rádio Nacional de Angola (RNA), Televisão Pública de Angola (TPA), as Edições Novembro e a Rádio Privada Cuquema, tendo asseverado que o Governo está aberto e solidário com actividade jornalística.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975 e no Bié foi instalada em 1982. JEC/BAN/MS