Dundo - A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, apelou hoje, segunda-feira, a população a colaborar na prevenção dos danos das chuvas, evitando construções em zonas de risco, para a salvaguarda das suas vidas.
Na época chuvosa passada , o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, registaram a destruição de 115 residências , três escolas, um posto de saúde, nove igrejas, uma ponte e três postos policiais.
A destruição das residências deixaram três mil e 40 pessoas em estado de vulnerabilidade.
De acordo com os dados do SPCB apresentados na reunião ordinária da Comissão Provincial de Proteção Civil, 23 pessoas morreram em consequência das chuvas.
Preocupada com a presente época chuvosa, Filomena Miza convocou a Comissão de Proteção Civil , para dinamizar a estratégia de actuação deste órgão , com realce para as campanhas de sensibilização da população sobre a necessidade do reforço das medidas de prevenção.
Segundo a governadora, por se tratar de um fenómeno natural, é necessário que a população colabore com as autoridades, abandonando as zonas de risco para que não se volta a registar mortes e destruição de residências.
Durante a reunião foi analisada e a aprovada a proposta da criação do Centro de Coordenação Operacional (CCO), plano de contingência do quadriénio 2023/2027 e o relatório da última época chuvosa.QB/HD