Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo, apelou hoje, na cidade do Cuito, a conjugação de esforços, no sentido de se acabar com o fenómeno crianças de e na rua.
O governante falava na tomada de posse da nova directora da Acção Social, Família e Igualmente do Género, Marcelina Nachiuca Capenda, nomeada na quarta-feira, em substituição de Maria Albertina dos Santos Moura.
“Temos verificado nos últimos dias muitas crianças a deambularem em altas horas nas artérias da cidade do Cuito, mesmo com muitos apelos que já foram feitos, sem os resultados desejados”, lamentou.
Por isso, adiantou, urge a necessidade da nova directora da Acção Social, Família e Igualmente do Género actuar junto com as administrações municipais, principalmente do Cuito, para mitigar esta situação, realçou.
O governador referiu que as crianças precisam, cada vez mais, de uma atenção especial, por serem o futuro da Nação.
Pontualizou que o sector da acção social é considerada uma das mais sensíveis da sociedade, por lidar com crianças e com pessoas vulneráveis, como idosos, viúvas, entre outros.
Na ocasião, a nova directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualmente do Género, Marcelina Nachiuca Capenda, prometeu trabalhar no sentido de reenquadrar as crianças no seio familiar e dar um tratamento especial a outras sem famílias.
Só a nível do Cuito, capital do Bié, são controladas perto de 500 crias que vivem na rua.
A fuga à paternidade, maus-tratos, acusação de feitiçaria e outras constam das principais causas de aumento de crianças de e na rua.
A nível de toda província do Bié, 102 crianças de rua e na rua foram reintegrados no convívio familiar, desde o início deste ano a Setembro, pelo Instituto Nacional de Criança INAC, em parceria com o Gabinete Provincial das Acção Social e Igualdade do Género.
Os petizes foram reintegrados nas províncias do Bié, Huambo, Benguela, Luanda e Moxico.
No mesmo acto tomaram posse Maria Albertina dos Santos Moura, como consultora para área produtiva do governador, Desedário Rufino Augusto, como chefe de departamento de gestão ambiental, Samuel Nuno Canndende e Aurora Pentecostes Chissigui, como administrador comunal e administrador-adjunto de Cangote (Chinguar), bem como Ternório Chilemo, como chefe de secção de tesouro da secretaria-geral do governo do Bié.AS/PLB